Navios deste tipo:

Tsarevich
Couraçado «Pré Dreadnought»
Borodino
Couraçado «Pré Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «Pré Dreadnought»

Acontecimentos relacionados
Batalha de Porto Artur
Batalha do Mar Amarelo



Império Russo
Couraçado «Pré Dreadnought» classe
Tsarevich
(tipo Tsarevich)
Tsarevich

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 12915 Ton
Deslocamento máx. : 15000 Ton.
Tipo de propulsão: Máquinas a vapor
Comprimento: 118.5 M - Largura: 23.2M
Calado: 7.92 M.
20 x Caldeiras (carvão) Belleville (0)
2 x Máquinas a vapor Vosper Thornycroft (16500cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 803 Autonomia: 10000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 18.5 nós

Canhões / armamento principal
4 x Obukhov metalurgy / Kirov 305mm L/40 M.1895 (ru) (Calibre: 305mm/Alcance: 20.3Km)


Forum de discussão

Construido em França, e igualmente conhecido como «Tsessarevich» este couraçado serviu de modelo para os couraçados russos da classe Borodino.

O Tsarevich foi o navio almirante da esquadra russa, quando em Agosto de 1904, no que ficou conhecido como «batalha do mar amarelo» os principais navios russos tentam sair de Porto Artur e defrontam a esquadra japonesa.

Durante essa batalha o navio é atingido na ponte de comando, tendo morrido o almirante Vitgeft e praticamente todos os oficiais do comando do navio. O couraçado fica sem controlo e começa a descrever uma curva.
Sem saber o que se passa, todos os navios da esquadra russa seguem o Tsessarevich, que estava completamente fora de controlo. Com este erro, toda a esquadra se desorganiza e não tem outro remédio que não seja o de voltar a Porto Artur.

O problema com o Tsessarevich foi provavelmente a principal causa do falhanço russo na tentativa de escapar à esquadra japonesa.

Curiosamente, durante esse recontro o couraçado será um dos poucos navios que não voltará a Porto Artur, pois rumou ao porto de Tsingtao, que era a base alemã do extremo oriente, juntamente com outros três contra-torpedeiros.


Informação genérica:
Os navios do tipo Tsarevich e Borodino, podem-se emglobar dentro de um tipo único, dado serem quase idênticos, sendo a sua principal característica distintiva o facto do o Tsarevich ter sido construido na França, enquanto que os cinco couraçados da classe Borodino foram construidos em estaleiros russos.

A influência francesa é aliás claramente visível nos altos bordos laterais inclinados para dentro de forma a que o navio tenha uma coberta muito mais estreita que a linha de água.

A influência francesa extendeu-se também ao tipo de armamento principal e à sua configuração, bem como à configuração das torres, que eram aliás característica dos vários navios da esquadra russa.

Todos os navios, quer o Tsarevich, quer os quatro Borodino, foram enviados para o extremo oriente. Todos foram destruidos ou caputarados pelos japoneses.


   
---