Navios deste tipo:

Sovremeny
Contra torpedeiro
Hangzhou
Contra torpedeiro

Listar navios do tipo
Contra torpedeiro


Russia
Contra torpedeiro classe
Sovremeny
(tipo Sovremeny)
Sovremeny

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 6500 Ton
Deslocamento máx. : 7940 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 156 M - Largura: 17.3M
Calado: 6.5 M.
4 x Caldeiras (oleo) KVN (0)
2 x Turbina a vapor GTZA-674 (99500cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 296 Autonomia: 7200Km a 14 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 32 nós

Canhões / armamento principal
2 x Soviet State Factories 130mm AK-130 (Calibre: 130mm/Alcance: 23Km)
4 x Vympel 30mm AK-630 (Calibre: 30mm/Alcance: 4Km)

Misseis
Sistema de lançamento SA-N-7 «Gadfly» / 3S90 launcher9M38 / HQ-16  «SA-N-7»2 x Novator 9M38 / HQ-16 «SA-N-7» (Defesa Anti-Aérea)
Sistema de lançamento N/DSS-N-22 / 3M80 «Moskit»8 x Raduga SS-N-22 / 3M80 «Moskit» (Anti-navio)

Radares
- NIIP-Tikomirov MR710 Fregat «Top Plate» (Combinado Aerea/superficie - Al.med: 157Km)

Aeronaves embarcadas


Forum de discussão

A classe de contratorpedeiros Sovremenny, ou projecto 956/956A foi desenvolvida no final dos anos 70 Rússia mantem ao serviço algumas unidades da classe Sovremeny das que foram transferidas para a marinha russa da antiga União Soviética.

Algumas das unidades continuam ao serviço da marinha russa, tendo sofrido algumas modificações, como a alteração dos mísseis anti-aéreos dos SA-N-12 originais para os SA-N-17.

Os últimos navios Sovremenny em serviço foram modificados para receber uma versão mais moderna dos mísseis SS-N-22 (ligeiramente mais longa e com maior alcance). Além de melhoramentos ao nível das armas, também foram introduzidas melhorias na capacidade dos navios para a guerra electrónica. Os navios da classe sofrem de problemas com os seus sistemas motrizes e as caldeiras a vapor, são um problema desde que a classe foi colocada em serviço.

A esquadra russa utiliza este tipo de navio na frota do Mar do Norte, e na frota do Báltico. Os contra-torpedeiros Sovremenny são hoje navios dedicados ao combate contra outras unidades de superfície, enquanto os contratorpedeiros do tipo Udaloy se especializam na luta anti-submarina.


Informação genérica:
Classe de navios desenhada durante o periodo soviético e que teve origem num projecto apresentado entre 1970 e 1971 para um navio com um deslocamento em torno das 5000 toneladas, que estaria armado com três canhões de 130mm e mísseis SA-N-4, além de lançadores de foguetes.

Esta classe de navios tinha sido pensada essencialmente para servir de apoio a operações de desembarque anfíbio em apoio dos navios de desembarque que estavam a ser desenvolvidos na mesma altura.
Mas o projecto do inicio dos anos 70 foi considerado demasiado caro para um navio que apenas teria a função de apoiar operações de desembarque, o que levou a um completo re-exame do conceito.

Um novo projecto surgiu, com funções multiplas e com armamentos e sensores que poderiam permitir a utilização do navio como plataforma multi-funções.

Os navios passaram a dispor de mísseis SS-N-22, armamento defensivo e sistemas de defesa como o SA-N-7. A artilharia passou a contar não com três mas com apenas duas torres, embora cada uma armada com dois canhões de 130mm. A classe ficou conhecida como Sovremeny e o primeiro navio foi entregue à marinha da União Soviética no dia 25 de Dezembro de 1980[1].

Nos navios mais recentes os mísseis SA-N-7 foram substituidos pelos SA-N-17.

No total foram lançados vinte navios deste tipo. Um deles foi cancelado.
Embora grande parte dos navios fossemtransferidos para a marinha russa, a maioria foi retirada de serviço.

A Rússia manteve cinco unidades ao serviço.
Duas unidades que estavam em construção foram vendidas à China
Duas unidades adicionais foram construidas para entrega à China


[1] - A título de curiosidade, exactamente 11 anos antes do dia em que a União Soviética se dissolveu oficialmente.


   
---