Navios deste tipo:

Fuso
Couraçado «Super-Dreadnought»
Ise
Couraçado «Super-Dreadnought»
Ise (1943)
Couraçado «tipo Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «Super-Dreadnought»


Japão
Couraçado «Super-Dreadnought» classe
Ise
(tipo Fuso / Ise)
Fuso / Ise

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 31250 Ton
Deslocamento máx. : 36500 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 205.7 M - Largura: 28.65M
Calado: 8.86 M.
4 x Turbina a vapor Brown-Curtiss (45000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1360 Autonomia: 18000Km a 16 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 23.5 nós


Forum de discussão

Os dois couraçados da classe Ise, deveriam inicialmente fazer parte da classe Fuso, mas alguns problemas encontrados já durante a construção, levaram os estaleiros japoneses a efectuar um redesenho e modificações nos navios, que levaram a que perante diferenças muito significativas os dois navios fossem considerados como uma nova classe.

Em termos de dimensões externas os dois navios da classe Ise são praticamente idênticos aos dois Fuso e também o armamento principal, é composto por 12 canhões de 356mm em seis torres duplas.

Já no armamento secundário ocorreram mudanças, pois enquanto os Fuso estavam armados com canhões de calibre 152mm (6 polegadas) os Ise foram os primeiros couraçados a receber armamento secundário de 140mm (5.5 polegadas)

A disposição das torres principais no centro do navio foi modificada, com as duas torres centrais sobrepostas em vez de separadas. Esta modificação permitiu modificar a posição das chaminés. Eles entraram ao serviço ainda antes do final da I Guerra Mundial e continuaram ao serviço até que se projectou a sua modernização.

Essa modernização ocorreu entre 1934 e 1936 para o Hyuga e entre 1935 e 1937 para o Ise. Foi uma modernização no mesmo padrão dos couraçados da classe Fuso, com a instalação de novas caldeiras e turbinas muito mais poderosas. A potência do Ise, passou de 45.000cv para 80.000cv mas a sua velocidade máxima passou de 23 nós para apenas 24,5.

Este reduzido aumento na velocidade máxima dos navios, levou a que eles acabassem sendo relegados para operações secundárias, pois eles não tinham o poder de fogo dos canhões de 406mm dos dois Mutsu, nem conseguiam atingir a velocidade de 30 nós dos quatro Nagato.
Esse insucesso, foi partilhado com os dois couraçados da classe Fuso, que também, foram modificados sem que a sua velocidade fosse grandemente modificada.

De qualquer forma, os dois Ise atingiam uma velocidade máxima ligeiramente mais alta que os Fuso, pelo que quando em 1944 foi decidido converter dois couraçados em híbridos de couraçado/porta-aviões, foram o Ise e o Hyuga que foram escolhidos para a função (ver Ise-1944).





Acima o couraçado Ise, após a sua construção, quando foi entregue à marinha japonesa em 1917. Quando se compara com o Ise modificado nos anos 30 a principal e mais visivel modificação está na configuração da ponte de comando, com a tradicional configuração japonesa do tipo «Pagode». Abaixo, imagem tirada nos anos 20.

Informação genérica:
Os navios da classe Fuso deveriam inicialmente ser quatro, mas quando dois dos Fuso já tinham sido lançados, foi decidido fazer alterações ao projecto.

As alterações e modificações resultaram nos couraçados da classe Ise.

Tanto os dois Fuso como os dois Ise foram submetidos a modificações durante os anos 30, de forma a transforma-los em navios mais rápidos. No entanto, ao contrário do que aconteceu com a classe Kongo, que se transformaram em «couraçados rápidos» estes quatro navios nunca conseguiram atingir as mesmas velocidades.

Os quatro navios foram incluidos na Segunda Divisão de couraçados e foram relegados para missões secundárias e só a perda de outros navios mais poderosos levou a que fossem mais utilizados. Depois do desastre de Midway, a marinha do Japão decidiu converter os dois navios da classe Ise, de forma a transforma-los em hibridos de couraçado-porta aviões.

Os dois navios convertidos em hibrido, nunca chegaram no entanto a ser utilizados nessa função, por falta de aeronaves disponíveis.


   
---