Navios deste tipo:

Nevada
Couraçado «Super-Dreadnought»
Pennsylvania
Couraçado «Super-Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «Super-Dreadnought»


Estados Unidos da América
Couraçado «Super-Dreadnought» classe
Pennsylvania
(tipo Nevada / Pensylvania)
Nevada / Pensylvania

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 33629 Ton
Deslocamento máx. : 37084 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 185.3 M - Largura: 32.4M
Calado: 9.2 M.
6 x Caldeiras (oleo) Bureau Express (0)
6 x Turbina a vapor Curtis/Parsons (33750cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1358 Autonomia: 14000Km a 20 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 21 nós

Canhões / armamento principal
12 x US Naval Gun Factory 356mm/45 Mk8-Mk12 (US) (Calibre: 356mm/Alcance: 33Km)


Forum de discussão

Os dois couraçados da classe Pennsylvania representam uma evolução da classe Nevada, sendo a sua principal alteração a passagem para uma configuração de quatro torres triplas de 356mm.

Como todos os navios norte-americanos, e por causa da moratória resultado do Tratado de Washington, eles foram modernizados entre 1929 e 1931, com modificações idênticas às que foram introduzidas nos navios da classe Nevada.

Foram instalados os tradicionais mastris em tripé, tipocos dos navios norte-americanos dos anos 30, a elevação máxima dos canhões principais passou de 15º para 30º e foi melhorada a protecção contr ataques aéreos com oito canhões de 127mm.

Como os dois Nevada, os dois Pannsylvania estavam na Esquadra do Pacífico em Pearl Harbour quando os japoneses atacaram em 1941.

O Pennsylvania encontrava-se em doca seca em reparações periódicas foi atingido por uma única bomba que causou danos pouco significativos.

Já o Arizona, foi atingido por um torpedo e por oito bombas. O navio afundou-se em águas rasas após a explosão de um dos paiois. O navio ficou muito danificado e nem sequer foi retirado do lugar. Em 1962 foi transformado em monumento nacional à memória dos mortos durante o ataque.

O Pennsylvania voltou ao serviço activo rapidamente após Dezembro de 1941. Ele foi utilizado durante algum tempo para escolta de navios nas costas da California e foi enviado para os estaleiros de Mare Island, onde foi submetido a um novo programa de reconstrução que durou alguns meses, consistindo na instalação de mais e mais moderno armamento anti-aéreo.

O navio participou no apoio aos desembarques nas várias ilhas do Pacífico e enquadrado nas forças da 7ª Esquadra norte-americana, participou também na batalha do Estreito de Surigao em Outubro de 1944, uma das batalhas que ocorreram durante o desembarque norte-americano nas Filipinas.


Informação genérica:
Os navios da classe Nevada e da classe Pensylvannia são os navios do tipo «Super Dreadnought» da marinha dos Estados Unidos, que foram lançados ainda antes do inicio da I Guerra Mundial.

As duas classes são similares na medida em que optam por remover as torres a meia-nau, mantendo apenas duas torres à proa e duas torres à popa.

Mas enquanto os dois Nevada têm duas torres triplas e duas torres duplas (dez canhões de 356mm), os dois Pennsylvania foram equipados com quatro torres triplas, totalizando doze canhões de 356mm.

Essa diferênça ajuda a explicar o facto de os dois Pennsylvania deslocarem mais 2500 toneladas.

Os quatro navios foram submetidos a programas idênticos de modernização e estavam os quatro em Pearl Harbour em Dezembro de 1941.


   
---