Listar navios do tipo
Porta aviões

Acontecimentos relacionados
Ataque a Taranto



Reino Unido
Porta aviões classe
Illustrious

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 23000 Ton
Deslocamento máx. : 28919 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 205 M - Largura: 29M
Calado: 8.5 M.
6 x Caldeiras (oleo) Admiralty (0)
3 x Turbinas acopladas Parsons (110000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1211 Autonomia: 20000Km a 14 nós - Nr. Eixos: 3 - Velocidade Máxima: 30.5 nós

Canhões / armamento principal
16 x Vickers Defence 114mm Mk 3 UK (M.1930) (Calibre: 114mm/Alcance: 19.97Km)
48 x Bofors / BAE Systems 40mm /L60 Mod Mk.V Mod 1944 (1x) (Calibre: 40mm/Alcance: 7.2Km)
45 x Oerlikon 20mm Oerlikon Naval Mod.1922 (Calibre: 20mm/Alcance: 2Km)

Aeronaves embarcadas
- 0 x Fairey Swordfish


Forum de discussão

Os navios da classe Illustrious são quatro, embora um deles, o Indomitable, seja muitas vezes considerado separadamente porque foi construido segundo um padrão relativamente diferente.

Não obstante, o numero de aeronaves transportadas e o deslocamento são similares.

Todos os navios estiveram ao serviço durante a II Guerra Mundial, sendo de especial destaque o primeiro ataque efectuado por porta-aviões contra o porto de Taranto, de que resultou o afundamento do couraçado italiano Conte di Cavour. Por sua vez o porta-aviões Victorious participou na acção contra o couraçado Bismarck em Maio de 1941 em que os seus aviões torpedeiros Swordfish danificaram o navio alemão levando ao seu afundamento por navios da Royal Navy.

No inicio de 1941 o Illustrious foi atacado no Mediterrâneo por aviões alemães Stuka. O navio foi para a ilha de Malta para proceder a reparações, sendo novamente bombardeado.
O navio navegou posteriormente para os Estados Unidos onde foi submetido a reparações.

O Victorious o Indomitable e o Illustrious estiveram presentes na guerra no Pacífico, tendo participado no ataque a Okinawa em 1945.
Os porta-aviões britânicos, ao contrário dos americanos e dos japoneses tinham o convés blindado e a blindagem do convés impedia que o numero de aeronaves que eram transportadas se aproximasse dos navios norte-americanos.
Já a protecção que o convés blindado dava aos navios provou ser de grande vantagem.

Após o final da guerra o Formidable e o Illustrious foram desactivados, O Indomitable ainda operou como navio-escola e apenas o Victorious continuou ao serviço como navio de treino entre 1947 e 1950, altura em que foi objecto de um processo de modernização que demorou vários anos. Os seus motores foram completamente renovados e foi-lhe acrescentado um convés em angulo, juntamente como novo armamento anti aéreo. O navio voltou ao serviço activo em 1958 e esteve destacado no Pacífico até 1967. Um incêndio a bordo durante uma modernização programada, levou a quq o navio fosse desactivado, numa altura de cortes nas despesas com a defesa.


Informação genérica:


   
---