Navios deste tipo:

Iwo Jima
Porta helicopteros
Blue Ridge
Navio de comando / apoio

Listar navios do tipo
Navio de comando / apoio


Estados Unidos da América
Navio de comando / apoio classe
Blue Ridge
(tipo Iwo Jima)
Iwo Jima

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 13077 Ton
Deslocamento máx. : 19648 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a Gás
Comprimento: 194 M - Largura: 32.9M
Calado: 8.8 M.
2 x Caldeiras (oleo) Foster Wheeler (0)
1 x Turbina a vapor General Electric (22000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1011 Autonomia: 23000Km a 16 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 23 nós

Canhões / armamento principal
2 x Raytheon Systems 20mm Phalanx Mk15 Block 1 (Calibre: 20mm/Alcance: 2.3Km)

Radares
- Northrop-Grumman/Westinghouse AN/SPS-40E (Pesquisa aérea - Al.med: 196Km)
- ITT Radar Systems / Gilfillan AN/SPS-48E (Pesquisa aérea - Al.med: 203Km)


Forum de discussão

Apenas dois navios da classe Blue Ridge foram construidos.

Trata-se de navios construidos com base nos porta-helicópteros do tipo Iwo Jima, mas com o objectivo de servirem como navios de comando.
A sua maquinaria, sistemas propulsores e parte da disposição interna são idênticos, mas o hangar dos porta-helicópteros foi substituido por instalações e acomodações para o comando da frota

Um dos navios está normalmente destacado no Pacífico enquanto que o outro se encontra no Atlântico / Mediterrâneo, tendo como porto-base, a base de Norfolk na Virginia.

Eles funcionam como navio-almirante e devem ser apoiados pelos restantes navios da esquadra, estando protegidos pelo guarda chuva dado pelos aviões dos porta-aviões e pelos mísseis dos cruzadores e contra-torpedeiros de defesa aérea.

Para sua defesa própria receberam inicialmente uma torre dupla com canhões de 76mm do tipo Mk-33, que foi posteriormente substituida por canhões do tipo CIWS. Os lançadores de mísseis Sea-Sparrow foram igualmente removidos, sendo eventualmente possivel a instalação de um sistema RAM.

Os navios estão também equipados para operaçoes de apoio humanitário, tendo um deles sido enviado para a Geórgia após a invasão russa daquele país em Agosto de 2008


Informação genérica:
O casco do porta-helicópteros Iwo Jima foi baseado num conceito de navio civil, com velocidade máxima relativamente reduzida e que tivcesse um custo operacional reduzido.

Foram construidos sete porta-helicópteros da class Iwo Jima, e um deles também foi utilizado para testar o conceito de navio de controlo marítimo.

Depois de contruidos os sete navios desta classe, o mesmo casco foi utilizado para construir dois navios de comando da classe Blue Ridge.
Trata-se do mesmo casco, sem as estruturas para utilização de helicópteros e hangares.

Em sua substituição há antenas e radares destinados a estabelecer contacto com o comando da esquadra e com todos os navios.


   
---