Navios deste tipo:

Nassau
Couraçado «tipo Dreadnought»
Helgoland
Couraçado «tipo Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «tipo Dreadnought»


Império Alemão
Couraçado «tipo Dreadnought» classe
Nassau
(tipo Nassau / Helgoland)
Nassau / Helgoland

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 18570 Ton
Deslocamento máx. : 21000 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 146.1 M - Largura: 26.9M
Calado: 8.9 M.
12 x Caldeiras (oleo) Schultz-Thornycroft (0)
3 x Máquinas a vapor trip.exp. VTE (22000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1124 Autonomia: 14000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 3 - Velocidade Máxima: 19.5 nós

Canhões / armamento principal
12 x Krupp 280mm SK L/45 M.1910 (Calibre: 280mm/Alcance: 20.4Km)
12 x Krupp 150mm SK L/45 C13 m.1908 (Calibre: 150mm/Alcance: 18Km)


Forum de discussão

Os navio da classe Nassau foram a resposta aos Dreadnought britânicos e por isso trata-se d uma classe histórica porque com a construção destes navios o Império Alemão demonstrou a sua intenção de continuar a desafiar a supremacia naval do Império Britânico.

Com o lançamento do «HMSDreadnought» que tornara obsoletos os antigos couraçados, na prática a situação tinha-se tornado de quase paridade entre os dois impérios.

Ao contrário dos Dreadnought britânicos, os Nassau não estavam no entanto armados com canhões de 305mm. Em vez disso os alemães optaram pelos canhões de 280mm com maior velocidade do projectil e maior alcance.

Esta diferença era uma diferença de doutrina, pois os britânicos preferiam armar os seus navios com canhões de maior calibre e menor potência, pois isso implicava uma maior vida útil para os armamentos.


Informação genérica:
Os navios da classe Nassau e da classe Helgoland, são agrupados numa só família, especialmente por terem o mesmo tipo de disposição hexagonal do seu armamento principal.

Os Nassau foram a resposta imediata do Império Alemão ao aparecimento dos couraçados do tipo Dreadnought. Os alemães optaram por armar os navios com canhões de 280mm, que consideravam serem eqivalentes aos de 305mm britânicos por dispararem projecteis a maior velocidade e terem alcance superior. Em contrapartida este tipo de arma desgastava-se mais depressa que o seu equivalente britânico.

Os Helgoland, que foram construidos logo de seguida, já tiveram em consideração que depois dos couraçados com canhões de 305mm os britânicos preparavam um salto maior para calibres de até 343mm (13.5").

São por isso construidos com uma configuração idêntica mas com canhões de um calibre superior.


   
---