Navios deste tipo:

Scharnhorst (1906)
Cruzador blindado
Blucher
Cruzador blindado

Listar navios do tipo
Cruzador blindado


Império Alemão
Cruzador blindado classe
Blucher
(tipo Scharnhorst / Blucher)
Scharnhorst / Blucher

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 15590 Ton
Deslocamento máx. : 17250 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 161.7 M - Largura: 24.5M
Calado: 8.7 M.
18 x Caldeiras (carvão) Schultz-Thornycroft (0)
3 x Máquinas a vapor VTE (tri.exp.) (34000)
Tripulação / Guarnição: 847 Autonomia: 12000Km a 12 nós - Nr. Eixos: 3 - Velocidade Máxima: 24.25 nós

Canhões / armamento principal
12 x Krupp 210mm SK L/45 M.1905 (Calibre: 210mm/Alcance: 19.1Km)
8 x Krupp 150mm SK L/45 C13 m.1908 (Calibre: 150mm/Alcance: 18Km)


Forum de discussão

O cruzador blindado da classe «Blucher» foi concebido para ser uma versão mais moderna e mais poderosa dos cruzadores blindados Scharnhors, classe da qual foram construidos dois exemplares.

Este tipo de navio alemão tinha na rapidez o seu ponto forte. Tratava-se de um cruzador com canhões de calibre 210mm e uma blindagem ligeiramente melhorada. Os navios deveriam servir de apoio aos couraçados do tipo pré-Dreadnought.

Os alemães contavam que uma nova classe de navios britânicos estivesse armada com canhõesde 233mm num total de seis ou oito.

Porém, quando os britânicos anunciaram a construção dos seu novos cruzadores de batalha do tipo Invincible (12 canhões de 305mm), este tipo de navio deixou automativamente de fazer sentido, dado ser claramente inferior. O projecto do Blucher estava no entanto demasiado avançado para que fosse cancelado, pelo que os alemães optaram por construir o navio.

Construções adicionais deste tipo de navio foram canceladas e os alemães passaram a concentrar esforços na sua própria classe de cruzadores de batalha.

O navio esteve presente na batalha de Dogger Bank em 24 de Janeiro de 1915, onde foi atingido por disparos de canhões de 343mm do Cruzador de Batalha Princess Royal (classe Lion).
O navio seguia numa posição recuada e foi alvo dos tiros dos navios britânicos que perseguiam os alemães. Tendo sido atingido ele perdeu velocidade. Para garantir a sua destruição os britânicos deixaram de perseguir o resto da esquadra alemã, tendo disparado sobre o Blucher, que embora fosse um cruzador com blindagem relativamente leve precisou ser atingido por mais de meia centena de projecteis antes de afundar.

Acima: imagem do afundamento do cruzador blindado Blucher.


Informação genérica:
Os cruzadores do tipo Scharnhorst, foram construidos com a rapidez em mente, e com um armamento que embora poderoso não estava ao nível do dos couraçados.
Por outro lado, a sua rapidez permitia escapar aos couraçados sempre que necessário.

Foram construidos dois navios da classe Scharnhorst, e posteriormente foi desenhado um derivado destes dois, que ficou conhecido como Blucher.

Estes navios foram concebidos e desenhados antes de a Grã Bretanha anunciar a construção dos seus cruzadores de batalha da classe Invincible.

Tornara-se assim óbvio que nem os dois Scharnhorst nem o Blucher poderiam competir com o design inglês, pois os britânicos tinham colocado canhões de couraçado (305mm) num navio que seria quando construido, tanto ou mais rápido que os navios alemães.

Os dois Scharnhorst foram enviados para o extremo oriente, enquanto que o Blucher, que tinha o mesmo tipo de armamento, (embora em maior numero) continuou na Europa.


   
---