Listar navios do tipo
Navio de desembarque pesado


Grécia
Navio de desembarque pesado classe
Jason

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 3500 Ton
Deslocamento máx. : 4400 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 116 M - Largura: 15.3M
Calado: 3.4 M.
2 x Motor a Diesel Wartsila Nohab 16V25 (9200cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 108 Autonomia: 3000Km a 12 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 16 nós

Canhões / armamento principal
1 x FMC-United Defense / BAE Systems 76mm Mk.75 (Calibre: 76mm/Alcance: 18.4Km)
2 x Bofors / BAE Systems 40mm /L70 Mod.1958 (1 x) (Calibre: 40mm/Alcance: 12Km)

Radares
- Thomson-CSF / Thales TRS 3050 «Triton G» (Combinado Aerea/superficie - Al.med: 22Km)
- Kelvin Hughes KH-1007 (F) (Navegação - Al.med: 37Km)


Forum de discussão

Concebidos no final dos anos 80, os cuinco navios da clase Jason, são dos últimos LST de marinhas europeias. Eles destinaram-se a substituir navios mais pequenos de construção norte-americana, mas com muito menor capacidade que foram retirados de serviço.
Eles destinam-se a permitir o transporte de tropas entre o continente e as inumeras ilhas gregas, dando ao exército grego uma considerável capacidade táctica.

Os navios foram concebidos segundo o conceito roll on roll off, em que as viaturas entram pela rampa à ré e podem ser desembarcadas através da rampa à proa, que abre para permitir o desembarque.

Os navios foram concebidos com capacidade para transportar carros de combate pesados do tipo Leopard-2 do exército grego. Existe também acesso à coberta, onde também podem ser transportadas viaturas médias/ligeiras. Embora em teoria os Jason possam transportar até 20 tanques pesados, na prática esse valor nunca poderia ser atingido em operações de desembarque normais. No entanto não será impossível que possam ser transportados em situações de translado.

Os navios estão concebido para transportar cerca de 250 a 300 militares junto com o seu equipamento e têm capacidade para apoiar esse numero de pessoas (por exemplo capacidade para produzir refeições durante um periodo de tempo limitado), mas em caso de emergência eles podem transportar cerca de 1200 homens por algumas horas, o que pode ser suficiente, considerando as distâncias entre as ilhas da Grécia.

Este tipo de navio precisa ser escoltado, no entanto está armado com uma peça de 76mm de tiro rápido, que pode servir para defesa do navio, e que também pode ser utilizada para proteger as tropas durante o desembarque, altura em que se encontram mais vulneráveis.
Os Jason, foram igualmente equipados com uma plataforma que permite a utilização de um helicóptero médio.

Estes cinco navios, constituem a segunda linha de apoio para a marinha grega, depois dos navios de desembarque rápido do tipo Zubr, classe Kefallinia.


A marinha da Grécia utilizou dois navios deste tipo em 2006 para apoiar a operação de ajuda humanitaria ao Libano. Um destes navios, o L175 Ikaria, transportou 389 refugiados numa viagem.
Informação genérica:


   
---