Navios deste tipo:

Jianghu I / II
Fragata
Jianghu III / IV
Fragata
Osman
Fragata
Chao Phraya
Fragata

Listar navios do tipo
Fragata


China popular
Fragata classe
Jianghu I / II
(tipo Jianghu)
Jianghu

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1570 Ton
Deslocamento máx. : 2000 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 103.2 M - Largura: 10.2M
Calado: 3.1 M.
2 x Motor a Diesel SEMT Pielstick 12-PA6 (16000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 200 Autonomia: 7200Km a 15 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 26 nós

Canhões / armamento principal
2 x Soviet State Factories 100mm L/56 B-34 (m.1934) (Calibre: 100mm/Alcance: 16Km)
12 x Soviet State Factories 37mm L/67 66-K (2x) (Calibre: 37mm/Alcance: 8.4Km)

Misseis
Sistema de lançamento N/DHY-1 «CSSC-2 Silkworm / Safflower»4 x Chinese State Factories HY-1 «CSSC-2 Silkworm / Safflower» (Anti-navio)


Forum de discussão

As fragatas ligeiras do tipo Jianghu I, são os primeiros navios desta série e são muito parecidas com o projecto soviétido datado dos anos 50, conhecido como «Riga» e do qual foram produzidos 25 exemplares.

Como acontece com várias classes de navios chineses as fragatas Jianghu, embora idênticas, têm várias diferenças entre si, com modificações que vão sendo testadas à medida que novos navios vão sendo fabricados.

Aparentemente é uma forma de a marinha da China analisar os navios e determinar qual a configuração que melhor se adapta às suas necessidades e às suas possibilidades.

As fragatas desta classe foram sendo modificadas dando lugar a versões mais sofisticadas e com características e equipamentos mais modernos. Algumas unidades deste tipo foram igualmente vendidas para as marinhas do Egipto (designadas em alguns casos Jianghua-III) e do Bangladesh.

Vários navios deste tipo, por serem mais antigos, foram submetidos a processos de modernização e adaptados para utilizações específicas. Abaixo a foto de um destes navios, que recebeu uma nova protecção para as duas torres de 100mm. Os mísseis anti-navio foram substituidos por lançadores de foguetes de artilharia que permitem ao navio ser utilizado para apoio de fogo sobre as praias, apoiando um desembarque:



A fragata Siping, uma unidade do tipo Jianghu-II foi modificada antes de ser entregue à marinha chinesa, com a substituição das duas torres de 100mm de fabrico chinês por torres de concepção francesa Creusot-Loire, com maior cadência de tiro. Foram também incorporados sistemas de origem ocidental no navio e um hangar e pista de pouso para helicópteros na popa do navio.

Este navio parece ter sido apenas uma experiência pois não foram produzidos outros navios do tipo com esta configuração, excepto as duas fragatas da classe Chao-Praya para a Tailandia, uma classe de quatro navios.


Informação genérica:
As fragatas do tipo Jianghu foram desenvolvidas na China no inicio dos anos 70, com o primeiro navio lançado em 1974. Esta familia de navios, deveria começar a substituir um grande numero de patrulhas costeiros ao serviço da marinha popular de libertação, construidos desde os anos 50 e que eram até aos anos 70 a principal linha de defesa da marinha chinesa.

As fragatas Jianghu não se destinava a substituir os patrulhas na mesma proporção, dado serem navios muito mais poderosos, mas permitiam à marinha chinesa aumentar o seu numero de navios com capacidade oceânica.

As Jianghu foram também desenhadas tendo em vista o mercado de exportação, para os países que já tinham adquirido os patrulhas chineses.

Estes navios chineses, pelas suas dimensões aproximadas e configuração, parecem ter sido inspirados na classe de fragatas ligeiras do tipo «Riga», construidas na União Soviética a partir dos anos 50, embora ligeiramente aumentadas de cerca de 10m. O que permitiu a acomodação de lançadores de mísseis anti-navio.


Reconhecem-se os seguintes tipos de navios do tipo Jianghu :

Jianghu-I - Duas torres com uma peça de 100mm cada uma e um sistema óptico de determinação de distâncias. Caracteriza-se por uma chaminé quadrada

Jianghu-II - As torres com uma única peça foram substituidas por torres duplas com peças de 100mm. Estas fragatas contam com um radar de controlo de tiro «Wok Won». A chaminé é arredondada.

Jianghu-I/Egipto - Esta versão é idêntica à I, especificamente produzida para a marinha do Egipto em 1984, e que está equipada com quatro canhões de 57mm em vez de canhões de 100mm. Inicialmente designava-se esta classe de navios como Jianghu-III.

Jianghu-III - Dois navios contruidos, com 100t adicionais de deslocamento. Os navios deste tipo são os primciros a receber o míssil anti-navio C-801 . Também estão armadas com dois canhões de 100mm controlados por um novo radar de controlo de tiro «Rice Lamp» e receberam lançadores de torpedos de 324mm. Esta série caracteriza-se por uma secção a meio do navio mais elevada que a proa e a popa.

Jianghu-IV - Claramente identificada pelo seu hangar e pela estrutura de suporte da plataforma de aterragem na popa do navio. O hangar foi instalado no lugar da torre dupla de 100mm colocada à ré, que nestes navios foi suprimida.

O desenvolvimento desta classe de fragatas prosseguiu, mas os técnicos chineses concluiram que num casco de dimensões relativamente pequenas não era viável prosseguir o desenvolvimento da instalação de novos sistemas.

O estudo resultante deu lugar às fragatas do tipo Jiangwei de maiores dimensões e que aproveitaram o desenvolvimento da família Jianghu.


   
---