Navios deste tipo:

Jianghu I / II
Fragata
Jianghu III / IV
Fragata
Osman
Fragata
Chao Phraya
Fragata

Listar navios do tipo
Fragata


Bangladesh
Fragata classe
Osman
(tipo Jianghu)
Jianghu

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1425 Ton
Deslocamento máx. : 1702 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 103.2 M - Largura: 10.7M
Calado: 3.1 M.
2 x Motor a Diesel SEMT Pielstick 12-PA6 (16000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 300 Autonomia: 7200Km a 15 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 26 nós

Canhões / armamento principal
4 x Chinese State Factories 100mm L/56 ENG-2 / Type-79 (Calibre: 100mm/Alcance: 23Km)

Misseis
Sistema de lançamento N/DC-802 / 805 / YJ-82 «CSS-C-8 Saccade»8 x Chinese State Factories C-802 / 805 / YJ-82 «CSS-C-8 Saccade» (Anti-navio)


Forum de discussão

A fragata Osman é o único navio do tipo Jianghu ao serviçona marinha do Bangladesh e foi fornecido pela China. Trata-se da antiga fragata chinesa Xiangtan, da classe/tipo Jianghu-I e foi retirado de serviço na marinha popular de libertação.
Ao contrario de outros navios do tipo, esta fragata está armada com duas torres duplas de 100mm.

O navio foi fornecido no final dos anos 80, com os sistemas de mísseis originais, os quais foram mantidos durante os anos 90, sendo substituidos pelos novos mísseis anti-navio do tipo C802.

Embora a marinha do Bangladesh possua uma outra fragata mais moderna construida na Coreia do Sul, este é o navio melhor armado da marinha do país.

A transferência de um segundo navio chegou a ser negociada mas foi posteriormente cancelada.


Informação genérica:
As fragatas do tipo Jianghu foram desenvolvidas na China no inicio dos anos 70, com o primeiro navio lançado em 1974. Esta familia de navios, deveria começar a substituir um grande numero de patrulhas costeiros ao serviço da marinha popular de libertação, construidos desde os anos 50 e que eram até aos anos 70 a principal linha de defesa da marinha chinesa.

As fragatas Jianghu não se destinava a substituir os patrulhas na mesma proporção, dado serem navios muito mais poderosos, mas permitiam à marinha chinesa aumentar o seu numero de navios com capacidade oceânica.

As Jianghu foram também desenhadas tendo em vista o mercado de exportação, para os países que já tinham adquirido os patrulhas chineses.

Estes navios chineses, pelas suas dimensões aproximadas e configuração, parecem ter sido inspirados na classe de fragatas ligeiras do tipo «Riga», construidas na União Soviética a partir dos anos 50, embora ligeiramente aumentadas de cerca de 10m. O que permitiu a acomodação de lançadores de mísseis anti-navio.


Reconhecem-se os seguintes tipos de navios do tipo Jianghu :

Jianghu-I - Duas torres com uma peça de 100mm cada uma e um sistema óptico de determinação de distâncias. Caracteriza-se por uma chaminé quadrada

Jianghu-II - As torres com uma única peça foram substituidas por torres duplas com peças de 100mm. Estas fragatas contam com um radar de controlo de tiro «Wok Won». A chaminé é arredondada.

Jianghu-I/Egipto - Esta versão é idêntica à I, especificamente produzida para a marinha do Egipto em 1984, e que está equipada com quatro canhões de 57mm em vez de canhões de 100mm. Inicialmente designava-se esta classe de navios como Jianghu-III.

Jianghu-III - Dois navios contruidos, com 100t adicionais de deslocamento. Os navios deste tipo são os primciros a receber o míssil anti-navio C-801 . Também estão armadas com dois canhões de 100mm controlados por um novo radar de controlo de tiro «Rice Lamp» e receberam lançadores de torpedos de 324mm. Esta série caracteriza-se por uma secção a meio do navio mais elevada que a proa e a popa.

Jianghu-IV - Claramente identificada pelo seu hangar e pela estrutura de suporte da plataforma de aterragem na popa do navio. O hangar foi instalado no lugar da torre dupla de 100mm colocada à ré, que nestes navios foi suprimida.

O desenvolvimento desta classe de fragatas prosseguiu, mas os técnicos chineses concluiram que num casco de dimensões relativamente pequenas não era viável prosseguir o desenvolvimento da instalação de novos sistemas.

O estudo resultante deu lugar às fragatas do tipo Jiangwei de maiores dimensões e que aproveitaram o desenvolvimento da família Jianghu.


   
---