Listar navios do tipo
Submarino nuclear / misseis balísticos


Reino Unido
Submarino nuclear / misseis balísticos classe
Resolution

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 7600 Ton
Deslocamento máx. : 8500 Ton.
Tipo de propulsão: Reactor nuclear
Comprimento: 129.5 M - Largura: 10.1M
Calado: 9.1 M.
1 x Reactor nuclear PWR-1 (15000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 143 Autonomia: 9999Km a 22 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 25 nós

Misseis
Sistema de lançamento N/DPolaris «UGM-27C»16 x Lockeed Martin Polaris «UGM-27C» (Arma estratégica)


Forum de discussão

Os submarinos da classe Resolution constituem a primeira clase britânica de submarinos nucleares capazes de lançar mísseis balísticos.
A decisão de construir os navios, armados com mísseis Polaris foi tomada em 1963 e a classe foi o primeiro dissuasor nuclear submarino europeu.

Começou com esta classe a doutrina britânica de manter permanentemente um navio no mar e outro no porto, operacionais. Eles estão equipados com 16 mísseis Polaris, cada um deles com três ogivas de 200kt. Desta forma um só submarino da classe tem uma capacidade de destruição equivalente a mais de 500 bombas atómicas iguais à de Hiroxima.
O segundo navio está permanentemente pronto para saír para o mar. Ele sai do porto submerge e só algumas horas depois o primeiro submarino retorna.
Os outros dois navios estão normalmente em diferentes estágios de reparação. Um deles num ciclo de grande reparação e o outro num ciclo normal.

Tal como o componente dissuasor francês, o britânico também contava com a necessidade de garantir a defesa da Grã Bretanha, se outros países (nomeadamente os Estados Unidos) não estivessem na disposição de utilizar o seu armamento nuclear, caso a União Soviética não atacasse directamente território americano.

Embora a marinha britânica tivesse pedido cinco submarinos, o numero de unidades construidas ficou por apenas quatro. O último navio saiu de serviço em 1995, tendo sido substituios pelos submarinos nucleares da classe Vanguard.


Informação genérica:


   
---