Navios deste tipo:

Yankee
Submarino nuclear / misseis balísticos
Yankee Notch / «Grusha»
Submarino nuclear / mísseis de cruzeiro

Listar navios do tipo
Submarino nuclear / misseis balísticos


União Soviética
Submarino nuclear / misseis balísticos classe
Yankee
(tipo Yankee)
Yankee

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 7700 Ton
Deslocamento máx. : 9300 Ton.
Tipo de propulsão: Reactor nuclear
Comprimento: 130 M - Largura: 12M
Calado: 8 M.
1 x Reactor nuclear VM-4 (2 x 90MW) (0)
1 x Turbina a vapor n/d (29000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 120 Autonomia: 9999Km a 20 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 27 nós

Misseis
Sistema de lançamento N/DSS-N- 6 «Serb» / R2716 x Soviet State Factories SS-N- 6 «Serb» / R27 (Arma estratégica)


Forum de discussão

Os submarinos nucleares soviéticos do tipo «Yankee» foram os primeiros submarinos soviéticos com capacidade equivalente à dos seus congéneres norte-americanosem termos de lançamento de mísseis balísticos.
O desenvolvimento desta classe teve inicio em 1958, mas foi lento por causa de dificuldades com o sistema de lançamento vertical de mísseis. O projecto foi finalmente designado 667A e a produção foi autorizada em 1962., ainda que entre 1963 e 1964 o projecto tenha sido novamente modificado, para poder transportar 16 mísseis SS-N-6 em vez dos 12 anteriormente projectados do tipo SS-N-5.

Os Yankee introduziram varias inovações na marinha soviética. Foram os primeiros navios a possuir um leme de profundidade instalado na vela e também foram os primeiros submarinos soviéticos com capacidade para lançar mísseis sem necessidade de emergir.

Desde que foram concebidos, que o ruido dos Yankee foi sempre considerado como o principal problema a vencer. Os engenheiros soviéticos tentaram várias soluções, ainda que nenhuma delas tenha sido significativamente importante.
Entre elas esteve uma helice especialmente desenhada para o navio e uma cobertura em borracha, que deveria absorver o ruido. Os resultados não foram satisfatórios e os Yankee sempre foram navios bastante ruidosos.

Como acontece com outros modelos de submarinos soviéticos os Yankee dispunham de quatro tubos lança-torpedos de 533mm e mais dois tubos mais pequenos, de 400mm com capacidade para lançar torpedos destinados a atacar outros submarinos que os perseguissem.
Para a realidade soviética dos anos 60, os navios eram considerados extremamente sofisticados e com um grande grau de automação.

Os tratados para a redução de armas nucleares e a obsolescência dos mísseis levaram a que os navios começassem a ser gradualmente retirados a partir de 1979. O último navio do tipo a sair oficialmente do serviço activo foi retirado apenas em 1994.

Foram desenvolvidos planos para converter os Yankee em submarinos lançadores de mísseis de cruzeiro. Os planos previam a conversão de 16 navios, ainda que aparentemente apenas 3 tenham entrado ao serviço.


Informação genérica:
Os submarinos da classe Yankee foram os primeiros submarinos lançadores de mísseis de cruzeiro modernos da União Soviética. A sua importância reside também no facto de terem sido os precursores da prolífica classe Delta de submarinos, que teve inicio com o Delta-I.

A classe de navios, contou com um total de 34 unidades produzidas e foi objecto de cortes quando Estados Unidos e União Soviética aceitaram estabelecer limites à proliferação de armas nucleares.

Distinguem-se vários modelos de submarino designados como Yankee, a saber:

Yankee (ou Yankee-I) - designado projecto 667A, é a versão base

Yankee-II, conhecido como projecto 667AM / Navaga. Apenas uma unidade foi convertida para transportar mísseis SS-N-17

Yankee Notch - Uma conversão de submarino lançador de mísseis balísticos para submarino lançador de mísseis de cruzeiro. Embora 16 conversões fossem projectadas, apenas 3 ou 4 entraram em serviço.
Vários navios sofreram diferentes tipos de conversões, mantendo o aspecto exterior dos navios originais.

Yankee Sidecar - Projecto 667AM Andromeda. Tratou-se outro teste com apenas um navio convertido para transportar 12 mísseis de cruzeiro SS-NX-24.


   
---