Navios deste tipo:

Kortenaer
Fragata
Elli
Fragata
Bremen
Fragata
Jacob Van Heemskerck
Fragata de defesa aérea
Almirante Latorre
Fragata de defesa aérea

Listar navios do tipo
Fragata


Alemanha
Fragata classe
Bremen
(tipo Kortenaer)
Kortenaer

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 3000 Ton
Deslocamento máx. : 3600 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 130 M - Largura: 14.5M
Calado: 6.5 M.
2 x Motor a Diesel MTU 20V956 (10400cv/hp)
2 x Turbina a Gás General Electric LM-2500 (51600cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 204 Autonomia: 8600Km a 18 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 30 nós

Canhões / armamento principal
1 x FMC-United Defense / BAE Systems 76mm Mk.75 (Calibre: 76mm/Alcance: 18.4Km)

Misseis
Sistema de lançamento Mk.49 RAMRIM 116 Rolling Airframe Missile21 x Raytheon Systems RIM 116 Rolling Airframe Missile (Defesa Anti-Aérea)
Sistema de lançamento Mk.29RIM-7M Seasparrow8 x Raytheon Systems RIM-7M Seasparrow (Defesa antiaérea próxima)
Sistema de lançamento Mk.141Harpoon RGM 84D8 x Boeing Harpoon RGM 84D (Anti-navio)

Torpedos

Radares
- Thales Nederland WM-20 ... WM-29 family (Director de tiro - Al.med: 24Km)
- Thales Nederland DA-08 (Pesquisa aérea - Al.med: 145Km)

Outros sistemas electrónicos
- Argon - ST AN/SLQ-25 (Engodo anti-torpedo)
- EADS Mk 36 SRBOC (Contramedidas electronicas)

Aeronaves embarcadas
- 2 x Agusta-Westland Navy Lynx HAS-8


Forum de discussão

Classificadas como tipo 122 as fragatas Bremen são a versão alemã do projecto também conhecido como Kortenaer. Os navios alemães têm uma configuração idêntica à dos seus congeneres holandeses, embora os armamentos instalados tenham algumas diferenças entre si, nomeadamente no que respeita a sistemas de sonar e sensores e também ao nível do sistema motriz. As fragatas Bremen foram construidas como navios para luta anti-submarina, embora não possuissem sonar rebocado.
Inicialmente os navios não contavam com nenhum tipo de armamento dedicado à defesa de ponto, que só foi instalado mais de uma década depois do lançamento.

As fragatas desta classe destinaram-se a substituir os contra-torpedeiros norte-americanos que ainda estavam ao serviço na marinha federal e também os contra-torpedeiros da classe Koln.

Os navios da classe Bremen, obedecem ao principio de construção modular que se tornou numa norma nos anos 70 em estaleiros europeus e norte-americanos. Entre os navios de construção modular encontra-se também as fragatas do projecto MEKO e as fragatas norte-americanas da classe Perry.

Os navios foram fabricados em vários estaleiros mas foram todos terminados nos estaleiros Bremer-Vulkan. Dois deles, o Bremen e o Augsburg foram completamente construidos naquele estaleiro.

Modernização

Os navios da classe foram objecto de várias pequenas modernizações, a mais importante das quais ocorreu entre 1993 e 1996 com a inclusão de um moderno sistema de defesa de ponto, constituido por dois lançadores RAM.
A partir de 1994 foram feitas modificações nos sistemas de guerra electrónica. Também foi iniciada a substituição de canhões de 20mm por novos canhões automáticos de 27mm.


Informação genérica:
Classe de navios desenhada na Holanda nos anos 70, segundo os mesmos principios de modularidade que também foram adoptados para a classe MEKO de origem alemã.

Ainda que não tenha tido o mesmo sucesso da classe MEKO, o projecto Kortenaer esteve na origem de várias classes de navios especialmente para a marinha da Holanda e para a marinha da Alemanha.

A classe Kortenaer têm duas principais variantes:

A classe Kortenaer propriamente dita constituida por equipamentos de utilização geral
Este tipo de navios que estiveram ao serviço na marinha da Holanda e da Grécia. A maior parte dos navios holandeses foram posteriormente vendidos à Grécia e dois deles aos Emirados Árabes Unidos.

Também parte deste grupo fazem parte as fragatas alemãs da classe Bremen, que embora tenham equipamentos distintos, baseiam-se no mesmo projecto.

A classe Jacob Van Heemskerck de navios especializados na defesa aérea é uma derivação especializada dos navios do tipo Kortenaer, constituida por apenas dois navios, que substituiram na marinha holandesa as duas unidades vendidas à marinha grega (classe Elli).
Ao contrário dos restantes navios do tipo, os seus armamentos são destinados à sua utilização para missões de defesa aérea. Depois de utilizados pela marinha holandesa estes navios foram vendidos à marinha do Chile.


   
---