Navios deste tipo:

Swiftsure
Submarino nuclear de ataque
Trafalgar
Submarino nuclear / mísseis de cruzeiro
Astute
Submarino nuclear / mísseis de cruzeiro

Listar navios do tipo
Submarino nuclear / mísseis de cruzeiro


Reino Unido
Submarino nuclear / mísseis de cruzeiro classe
Astute
(tipo Swiftsure / Trafalgar / Astute)
Swiftsure / Trafalgar / Astute

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 6500 Ton
Deslocamento máx. : 7800 Ton.
Tipo de propulsão: Reactor nuclear
Comprimento: 97 M - Largura: 11.27M
Calado: 10 M.
2 x Turbina a vapor Alsthom (0)
1 x Reactor nuclear Rolls Royce (0)
Tripulação / Guarnição: 98 Autonomia: 9999Km a 60 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 29 nós

Misseis
Sistema de lançamento N/DHarpoon UGM 8412 x Boeing Harpoon UGM 84 (Anti-navio)
Sistema de lançamento N/DRGM/UGM-109C «Tomahawk» / TLAM-C12 x Raytheon Systems RGM/UGM-109C «Tomahawk» / TLAM-C (Ataque ao solo)


Forum de discussão

O processo que levou à construção dos navios da classe Astue teve inicio em 1994, para a construção de uma classe de três navios, cuja construção foi inicialmente prevista para 1997. No entanto o inicio formal da construção só ocorreu quatro anos mais tarde em 2001.

Os Astute, foram desenhados tendo como base geral os anteriores Trafalgar, possuindo no entanto maiores dimensões que permitem o transporte de maior numero de armamentos, mas que também foram condicionadas pela utilização do mesmo tipo de reactor nuclear utilizado para os submarinos de mísseis balísticos da classe Trafalgar.

Os Astute transportam até 38 torpedos ou mísseis, entre torpedos, mísseis Harpoon e mísseis Tomahawk. Estes submarinos utilizam as mais recentes tecnologias em termos de armamentos utilizados e receberam um reactor nuclear que não necessita de reabastecimento ao longo de toda a vida útil do navio.

Os submarinos nucleares de ataque da classe Astute, são os navios submarinos mais sofisticados alguma vez desenhados pela Grã Bretanha.

O governo britânico assegurou em Março de 2010, as verbas para a construção do quinto e sexto submarino da classe e não há ainda informação sobre se o sétimo será construido.


Informação genérica:
Depois de nos anos 60 e 70 a Grã Bretanha ter operado navio submarinos movidos a energia nuclear, unicamente para a função de atauqe, a situação mudou quando os britânicos lançaram os seus primeiros submarinos com capacidade para disparar mísseis de cruzeiro.

Swiftsure
A classe Swiftsure foi a primeira classe de submarinos britânicos a receber mísseis de cruzeiro Tomahawk, embora apenas um navio tenha sido constuido com esta característica.

Trafalgar
Esta classe de submarinos veio complementar os Swiftsure, e caracteriza-se por ser a primeira classe de navios desenhada desde o inicio para o transporte de mísseis de cruzeiro.

Astute
Os Astute, começaram por substituir os Swiftsure à medida que estes foram saindo de serviço, e deverão permanecer ao serviço com alguns navios da classe Trafalgar.


   
---