Navios deste tipo:

Gorch Fock (1933)
Navio escola
Eagle
Navio escola
Guanabara
Navio escola
Gorch Fock II
Navio escola
Sagres III
Navio escola

Listar navios do tipo
Navio escola


Alemanha
Navio escola classe
Gorch Fock II
(tipo Gorch Fock)
Gorch Fock

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1800 Ton
Deslocamento máx. : 2006 Ton.
Tipo de propulsão: Aparelho vélico
Comprimento: 89.3 M - Largura: 12M
Calado: 4.9 M.
1 x Motor a Diesel Deutz MWM BV6M628 (1690cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 66 Autonomia: 3600Km a 10 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 13.7 nós


Forum de discussão

Ainda que sendo um navio do tipo Gorch Fock e baptizado exactamente com o mesmo nome, este veleiro foi lançado em 1956 e entregue à marinha da República Federal Alemã em 1958.

O Gorch Fock é no entanto idêntico, não ao Gorch Fock original, mas sim ao Horst Wessel (Eagle) e ao Albert Leo Schlageter (Sagres III), que são cerca de sete metros mais longos que o Gorck Fock lançado em 1933 e que foi entregue à marinha soviética.

O navio entrou ao serviço como navio-escola da marinha alemã e continua a desempenhar essa função, e ainda que tenha sido construido quase 20 anos depois dos seus equivalentes, ele já completou 50 anos e já foi submetido a várias modernizações.
Dos navios do tipo, ele é o que está equipado com o motor mais potente, que lhe permite atingir uma velocidade de quase 14 nós apenas com motores. Mesmo assim, como é normal nestes navios a velocidade máxima é atingida com a velas.

Além do treino de cadetes, o navio é (como normalmente ocorre nestes casos) um navio de representação, que participa em regatas internacionais representando a Alemanha.


Informação genérica:
A classe Gorch Fock, foi uma classe de quatro navios veleiros em qua a primeira unidade foi lançada em 1933 e a última no final dos anos 30. Os quatro navios foram todos lançados antes do inicio da II guerra mundial, pelo III reich alemão, mas a quarta unidade não seria completada.
Os navios foram apreendidos após o final da guerra. Dois deles foram para os Estados Unidos e o terceiro para a União Soviética.
Eles foram construidos para instrução, com a configuração de barca de 3 mastros.

Gorch Fock - Transferido para a União Soviética e passou a chamar-se «Tovarich».
Horst Vessel - Foi entregue à Guarda Costeira norte americana onde recebeu o nome «Eagle»
Albert Leo Schlageter - foi transferido pelos americanos para o Brasil, onde recebeu o nome de «Guanabara» em 1948, ficando ao serviço durante os anos 50. O navio foi posteriormente transferido para a marinha portuguesa, onde foi rebaptizado «Sagres».

Mircea - Construido para a marinha da Romenia, é o único verdadeiro «gémeo» do Gorch Fock original.

Na realidade, o Gorch Fock e o Mircea, são cerca de sete metros (casco) mais curtos que o Horst Wessel «USCG Eagle» e que o Albert Leo Schageter «NRP Sagres III».

Gorch Fock II - Depois da II Guerra Mundial, a marinha da República Federal Alemã não possuia navio escola e optou por construir um navio, utilizando basicamente o mesmo desenho, pelo. O navio voltou a ser designado Gorch Fock embora seja derivado da versão longa e não da versão curta original.

Um estaleiro espanhol, produziu cópias destes navios para algumas marinhas sul americanas.


   
---