Navios deste tipo:

Po Hang
Corveta

Listar navios do tipo
Corveta


Coreia do Sul
Corveta classe
Po Hang
(tipo Dong Hae)
Dong Hae

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1220 Ton
Deslocamento máx. : 1100 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 88.3 M - Largura: 10M
Calado: 2.9 M.
2 x Motor a Diesel MTU 12V 956 TB82 (6260cv/hp)
1 x Turbina a Gás General Electric LM2500 (28820cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 95 Autonomia: 6500Km a 15 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 32 nós

Canhões / armamento principal
1 x FMC-United Defense / BAE Systems 76mm Mk.75 (Calibre: 76mm/Alcance: 18.4Km)
2 x Oto-Melara 40mm OtoMelara 40L70 (2x) (Calibre: 40mm/Alcance: 12.5Km)

Torpedos

Radares
- Raytheon Systems AN/SPS-64 (Superficie - Al.med: Km)
- Thales Nederland WM-20 ... WM-29 family (Director de tiro - Al.med: 24Km)


Forum de discussão

As corvetas da classe Po Hang, são uma derivação das corvetas da classe Dong Hae, que foi considerada demasiado pequena para permitir a instalação de novos sistemas de armas se isso fosse julgado necessário.

As corvetas coreanas foram muito importantes para o desenvolvimento da industria naval militar da Coreia do Sul, que até ali tinha apenas produzido lanchas e patrulhas de pequenas dimensões.

Os navios são resultado da grande expansão da industria de construção naval da Coreia do Sul, que começou a dar cartas na cena internacional já nos anos 70. A industria naval daquele país começou nessa altura a conceber navios de dimensão média, como pequenas fragatas e corvetas, que começaram a substituir navios de construção norte-americana.

Até aos anos 70, os navios de construção coreana eram idênticos aos navios utilizados pela Coreia do Norte, com tecnbologias mais ou menos equivalentes, mas a partir dos anos 70 e 80 a industria naval da Coreia do Sul começou a demonstrar capacidade para atingir um patamar superior, com a construção de navios deste tipo, com um deslocamento superior a 1200 toneladas e capazes de transportar sensores mais pesados e armamento anti-navio e anti-aéreo.

As mais de duas dezenas de corvetas da classe Po Hang, como as quatro antecessoras da classe Dong Hae, estão equipadas com uma turbina General Electric que lhes permite atingir uma alta velocidade, ao mesmo tempo que os seus motores Diesel permitem a sua permanência no mar durante muito tempo.

Os primeiros três navios receberam um armamento ligeiramente diferente dos restantes vinte e um, nomeadamente canhões de 30mm (substituidos por canhões de 40mm) e mísseis Exocet, substituidos por mísseis Harpoon.

As corvetas têm alguma capacidade anti-submarina que lhes é conferida por um sonar Signaal PHS-32 de média frequência, adequado para ataque, guiando os torpedos Mk.46.

Função
Estas corvetas são um dos mais importantes meios navais da Coreia do Sul, na patrulha das águas territoriais, perante a constante ameaça da marinha da Coreia do Norte, equipada com lanchas armadas com mísseis anti-navio.
Estas corvetas são suficientemente capazes de enfrentar qualquer ameaça por parte da Coreia do Norte.

À medida que a marinha sul coreana vai recebendo novos navios estas corvetas vão passando a desempenhar funções puramente costeiras.

Afundamento da corveta Cheo Nan.
Em Março de 2010, um destes navios afundou-se nas águas da costa leste da Coreia do Sul. Inicialmente considereou-se a possibilidade de um acidente interno, mas após as duas partes em que o navio se partiu terem sido recuperadas, tornou-se evidente que tinha sido atingido por um torpedo.
O governo da Coreia do Sul acusou a marinha da Coreia do Norte de ter afundado o navio.


Informação genérica:
Esta familia de navio da marinha da Coreia do Sul, divide-se em duas séries diferentes de navios.

A primeira série, constituida por apenas quatro navios, é conhecida como classe Dong Hae. Os navios desta classe foram considerados demaisado pequenos para permitir upgrades futuros e a colocação de mais sistemas de armamento.

Para resolver o problema foi lançada a série Po Hang, constituida por um elevado numero de navios, que receberam armamentos mais sofisticados.


   
---