Listar navios do tipo
Submarino de ataque (SSK)


China popular
Submarino de ataque (SSK) classe
Song

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1700 Ton
Deslocamento máx. : 2250 Ton.
Tipo de propulsão: Diesel / Electrica
Comprimento: 74.9 M - Largura: 8.4M
Calado: 5.3 M.
Profundidade: 200 M
Numero de tubos: 6
4 x Motor a Diesel MTU 16V 396 SE (6092cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 60 Autonomia: 14000Km a 8 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 22 nós

Misseis
Sistema de lançamento N/DC-801 / YJ-81 «CSS-N-4 Sardine»8 x Chinese State Factories C-801 / YJ-81 «CSS-N-4 Sardine» (Anti-navio)

Torpedos

Sonares
- Thales group TSM-2233 / Pesquisa activa/passiva


Forum de discussão

Os navios da classe Song, constituem uma modernização da anterior classe Ming e são a principal classe de submarinos convencionais da China.

O seu desenvolvimento começou no final dos anos 80 e os testes de mar doprimeiro navio da classe tiveram lugar em 1995.

Ao contrário dos Ming, os navios desta nova classe receberam essencialmente tecnologia ocidental. Possuem motores a Diesel alemães e têm um único eixo / helice, ao contrário dos dois dos submarinos da classe Ming, sonares franceses e sistemas de armas também derivados de sistemas franceses.
O desenvolvimentto parece ter demorado vários anos, pois o segundo navio entrou na fase de testes apenas no ano 2000.

Os Song são submarinos convencionais com capacidade para lançar torpedos e em termos de armamento eles constituiram uma novidade pois são os primeiros submarinos convencionais chineses com capacidade para lançar mísseis anti-navio, no caso os C-801 que são alegadamente derivados dos mísseis franceses Exocet.

Relativamente aos anteriores navios da classe Ming, os Song viram retirados os dois tubos de torpedos à ré e possuem por isso apenas seis tubos.

O primeiro navio do tipo, normalmente designado como 039 tinha uma vela idêntica à dos navos da classe anterior, com uma configuração em escada. No entanto as prestações do navio foram consideradas insuficientes, o que levou ao desenvolvimento de uma segunda série, constituida pelo modelo 039G, que tem uma vela mais convencional.

A última série de navios do tipo que foram construidos, aparentemente viram removido uma aleta hidrodinâmica da parte traseira da vela, que caracteriza as duas séries anteriores.

Os «Song» constituem a mais numerosa classe de submarinos de concepção chinesa, mas aparentemente estão a dar lugar a uma nova série, conhecida como classe «Yuan».

Os Yuan, aparentam ser uma soma de características dos navios da classe Song, com os modelos soviéticos do tipo Kilo (conhecidos como classe Yuanzheng).

Incidente com o porta-aviões norte-americano Kitty Hawk

Um submarino desta classe esteve envolvido com o porta-aviões norte-americano Kitty Hawk, quando emergiu nas proximidades do porta-aviões e dos seus escoltas, dentro do alcance das suas armas. O incidente ocorreu nas proximidades das águas chinesas onde os norte-americanos efectuavam exercícios com os japoneses.

Não são conhecidos detalhes sobre o que realmente aconteceu. Os submarinos da classe Song são as mais silenciosos submarinos chineses (cujos submarinos nucleares são conhecidos pelo enorme ruído que produzem) os norte-americanos não costumam divulgar que tipo de informações obtêm deste tipo de encontros.


Informação genérica:


   
---