Listar navios do tipo
NPL - Navio de Apoio Logístico


Nova Zelandia
NPL - Navio de Apoio Logístico classe
Canterbury

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 8000 Ton
Deslocamento máx. : 9044 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 131 M - Largura: 23.4M
Calado: 5.64 M.
3 x Motor a Diesel Auxiliar - Volvo Penta D49A (4930cv/hp)
2 x Motor a Diesel Wartsila (12000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 78 Autonomia: 14400Km a 16 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 19 nós

Canhões / armamento principal
1 x Boeing 25mm M242 / Mk.38 «Bushmaster» (Calibre: 25mm/Alcance: 6.8Km)


Forum de discussão

O Canterbury, da marinha real da Nova Zelândia, é um navio de apoio logístico baseado num casco civil e adaptado para transporte de tropas.

Ao contrário de outros navios parecidos e bastante mais caros o Canterbury não possui uma doca interna, tendo em vez disso uma configuração «roll on roll off», utilizada por navios do tipo Ferry Boat.
Ele dispõe de nove decks, um centro de comando, uma enfermaria com 7 camas, uma sala de operações.
Há apenas um canhão de 25mm para defesa apróximada, que é controlado remotamente a partir da ponte de comando., a que se somam duas metralhadoras 12,7mm
O Canterbury precisa por isso de aceder a um porto marítimo para poder carregar e descarregar os meios militares que transporta. No entanto ele tem capacidade para efectuar desembarques utilizando os helicópteros que está preparado para transportar.

Em situações de guerra, existe ainda a possibilidade de utilizar os guinchos de que o navio dispõe para colocar lanchas de desembarque na água. Esta operação é facilitada pelo facto de os guinchos serem controlados automaticamente de modo a compensar a movimentação do navio como resultado da ondulação. Ainda assim esta operação não pode ser realizada se as condições climáticas e de mar forem demasiado severas.

O navio é bastante automatizado e a sua tripulação base é de apenas 53 militares. Está preparado para transportar 10 militares para operação dos helicópteros. Em caso de guerra o navio transporta até 288 militares e pode transportar também viaturas blindadas ligeiras, acomodadas nos 403m de vias de estacionamento que o navio comporta.

Entre os navios do tipo que estão ao serviço de empresas comerciais encontra-se o Hammerodde dinamarquês e o Ben-My-Chree da Irlanda.


Informação genérica:


   
---