Navios deste tipo:

Ada
Corveta

Listar navios do tipo
Corveta


Turquia
Corveta classe
Ada
(tipo MILGEM ADA/TF-100)
MILGEM ADA/TF-100

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 2000 Ton
Deslocamento máx. : 2400 Ton.
Tipo de propulsão: CODAG - Turbina a gás e motor a diesel
Comprimento: 99.56 M - Largura: 14.4M
Calado: 3.9 M.
2 x Motor a Diesel MTU 16V595 (9600cv/hp)
1 x Turbina a Gás LM-2500 (30850cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 93 Autonomia: 6300Km a 15 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 30 nós

Canhões / armamento principal
1 x Oto-Melara 76mm Super Rapid / Compact (Calibre: 76mm/Alcance: 16Km)

Radares
- Thales Nederland SMART-S (3D) (Combinado Aerea/superficie - Al.med: 70Km)


Forum de discussão

Os patrulhas / corvetas do tipo Milgem, conhecidas como classe ADA (literalmente «ilha») recebem nomes de ilhas turcas, tendo o primeiro navio do tipo recebido o nome da ilha de Heybeliada, pelo que é possível que algumas publicações dêm ao navio a referência de classe «Heybeliada» e não «Ada».

Inicialmente estava prevista a aquisição de corvetas alemãs do tipo A100, desenvolvidas pelos estaleiros Blohm+Voss mas posteriormente foi decidido que os navios seriam concebidos na Turquia conforme especificações locais.
Os navios desta classe são os maiores navios de combate de concepção turca e incluem muitos sistemas construidos localmente. Cerca de 75% do custo do navio, é incoroporação própria (mão de obra, matérias primas e alguns sistemas electrónicos). Os outros 25% representam os sistemas importados. Motorização, sistemas de armas e parte dos radares.

Os navios desta classe deverão dividir-se em duas séries. Uma primeira série de navios, será classificada como corveta e terá armamentos e sistemas de armas mais limitados.
Esses serão os navios do tipo Ada, dos quais estava prevista a construção de 8 unidades.
São corvetas com capacidades suficientes para patrulha marítima em alto-mar, que podem ser utilizadas no Mar Negro e no Mediterrâneo.

Além do radar Smart-S Mk.2 os navios estão equipados com um sonar TBT-01 fabricado pela empresa turca ASELSAN.

TF-100
Outros quatro navios, deverão receber a designação TF-100. Trata-se de um navio de maiores dimensões, basicamente uma pequena fragata com capacidade de combate e integração com outros navios da marinha turca.


Cancelamento / Suspensão
Em Novembro de 2013, os chefe do governo da Turquia ordenou o cancelamento da construção dos restantes navios do tipo, tendo dois já sido entregues.
Foi cancelada a construção das restantes 6 unidades a um custo unitário de 250 milhões de doólares americanos cada unidade, por razões que se prenderam com alegadas irregularidades no concurso que atribuiu a construção desses navios ao estaleiro RMK de Istambul.


Informação genérica:
O projeto MILGEM, que começou em estudo a partir de 1996, previa a construção na Turquia de um derivado de corvetas alemãs segundo um projeto da Blohm+Voss.

A partir do ano 2000 foi decidido alterar o precurso e procurar formas de construir localmente os navios do tipo.

Duas sub-séries foram concebidas.

Uma primeira série constituida por oito navios seria uma corveta com capacidade para operar como navio de combate litoral.

Uma segunda série inicialmente conhecida como TF-100 deverá ser um navio de maiores dimensões, classificado como fragata e tendo capacidade para integração com os principais navios de combate da marinha da Turquia.


   
---