Navios deste tipo:

Geppard
Fragata
Dinh Tien Hoang
Fragata

Listar navios do tipo
Fragata


Vietname
Fragata classe
Dinh Tien Hoang
(tipo Geppard / Proj.11661)
Geppard / Proj.11661

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1560 Ton
Deslocamento máx. : 1930 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 104 M - Largura: 13.6M
Calado: 4.4 M.
1 x Motor a Diesel 61D (7375cv/hp)
2 x Turbina a Gás (30850cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 110 Autonomia: 9000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 26 nós

Canhões / armamento principal
1 x Russian Federation Enterprises 76mm AK-176 L/59 (1x) (Calibre: 76mm/Alcance: 15.7Km)
1 x Tulamash Zavod 30mm Kashtan (Calibre: 30mm/Alcance: 4Km)

Misseis
Sistema de lançamento N/DSS-N-25 / Kh-35 «Uran»4 x Soviet State Factories SS-N-25 / Kh-35 «Uran» (Anti-navio)


Forum de discussão

O contrato de aquisição destes navios foi assinado pelo Vietname em 2006. As fragatas da classe Dinh Tien Hoang são navios do tipo Geppard construidos nos estaleiros de Zelenodolsk na Tartária (Rússia).

Os navios são os mais poderososs meios navais da marinha do Vietname, e os dois navios entraram ao serviço em 2011 numa altura em que a tensão entre o Vietname e a China volta a aumentar por causa da questão das ilhas do mar do sul da China, sobre as quais a República Popular tem pretensões que entram em confronto com as pretensões do Vietname.

O armamento principal de 76mm é equivalente ao da classe Geppard, em operação no Mar Cáspio, mas o sistema de defesa próximo é mais moderno, pois foi instalado um sistema «Kashtan» que compreende canhões e mísseis anti-aéreos de curto alcance.

Mais importante que estes sistemas, é a capacidade que lhes é dada pela adopção do míssil anti-navio SS-N-25 (Kh-35E).
O sistema é grosso-modo equivalente ao Harpoon Block.I norte-americano, embora menos preciso, o que se pode tornar determinante quando a plataforma de lançamento é relativamente pequena (e baixa).

Os navios possuem ainda capacidade anti-submarina, estando armados com torpedos pesados de 533mm.

Em termos tecnológicos no entanto as duas fragatas são essencialmente meios de afirmação politica pois dificilmente a marinha do Vietname poderia defrontar directamente a marinha da China. Ainda assim, eles dão ao Vietname, país que é tradicionalmente inimigo da China, alguma capacidade de resposta, a qual terá sempre valor politico.


Informação genérica:
As fragatas ligeiras da classe Geppard / Proj.11661, foram desenvolvidos ainda no tempo da antiga União Soviética com o objectivo de substituir as corvetas da classe Koni. O primeiro navio foi lançado em 1988, mas a sua construção foi condicionada pelo colapso da URSS.

Também conhecidas como projecto 11661, os navios foram também considerados adequados para a exportação, tal como a classe Koni que deveriam substituir.

De facto em 2006 a Russia assinou um contrato para a venda de duas unidades para a marinha do Vietname, havendo notícias sobre o interesse daquele país asiático na aquisição de mais duas unidades.


   
---