Listar navios do tipo
Navio de desembarque pesado


Russia
Navio de desembarque pesado classe
Ivan Gren

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 4000 Ton
Deslocamento máx. : 5500 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 120 M - Largura: 16.5M
Calado: 3.6 M.
2 x Motor a Diesel ? (10000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 110 Autonomia: 0Km a 0 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 18 nós

Canhões / armamento principal
2 x Soviet State Factories RBU-6000 (Calibre: 213mm/Alcance: 4.3Km)
1 x Russian Federation Enterprises 76mm AK-176 L/59 (1x) (Calibre: 76mm/Alcance: 15.7Km)
2 x Vympel 30mm AK-630 (Calibre: 30mm/Alcance: 4Km)


Forum de discussão

Mais de 20 anos após o colapso da União Soviética, o LST da classe Ivan Gren é o segundo navio lançado pela marinha russa que pode ser chamado de «novo». O projecto conhecido como 11711 mostra no entanto ser ainda inspirado nos mais pequenos navios da classe Ropucha, dos quais a União Soviética possuiu 16 unidades.

A marinha russa nunca recebeu prioridade quando se tratou de fundos para investir em novas construções e o caso do Ivan Gren, demonstrou que os velhos hábitos continuam. O navio deveria ter ficado pronto em 2008, mas oito anos depois do inicio da construção continuava por terminar. O navio foi lançado à água em 2012 e espera-se que entre ao serviço em 2013.

Ainda que seja um navio moderno o Ivan Gren, mostra que as doutrinas russas não foram muito alteradas desde o tempo soviético. Ele é um navio do tipo ro-ro em que os veículos entram por uma porta à popa e podem sair pelos dois portões de proa, o que facilita bastante a organização da carga. Esta era a configuração do Ropucha.

Com um deslocamento superior a 5,000t carregado[1] o navio é 7,5m mais longo e tem 30% a 35% mais capacidade de carga que os Ropucha, por ter uma superestrutura de maiores dimensões.
Um Ropucha podia transportar até 24 veículos blindados enquanto que o Ivan Gren pode transportar 36 viaturas do tipo BTR-80.
Em alternativa ele pode transportar 13 carros de combate como o T-90, ou uma configuração resultado da conjugação dos dois tipos, enquanto que os Ropucha podiam transportar apenas 10 tanques T-80. Também o numero de militares que podem ser transportados é bastante maior, 300, contra 190 dos navios do tipo Ropucha.


O sistema de propulsão é convencional e idêntico ao dos Ropucha, com dois motores a Diesel. A velocidade máxima é praticamente a mesma, o que se explica com a existência dos portões de proa, que não são concebidos para velocidades elevadas.

O navio tem capacidade para transportar um helicóptero

Inicialmente foi prevista a construção de cinco navios deste tipo mas posteriormente o número baixou para apenas quatro. Eles deverão operar conjuntamente com os quatro LHD que a Russia comprou à França (classe Mistral).
A função fos LST na marinha russa é a de garantir a capacidade para realizar operações militares nas costas do Mar Negro e também no mar do norte.

Ali, a Russia possui o enclave de Kaliningrad (cidade alemã de Koenigsberg) que está isolado do resto do território russo e onde se encontram os estaleiros Yantar.
A necessidade de manter ligação com aquele território em caso de a Polónia ou os estados do Báltico (membros da NATO) proíbirem o acesso àquele território justifica a necessidade de numerosos meios anfíbios.

Durante a guerra fria a União Soviética tinha desenvolvido uma doutrina que justificava a necessidade deste tipo de navios, garantindo desembarques nas costas a norte da Alemanha para apoiar o avanço das forças soviéticas contra o ocidente europeu.



[1] - Os navios são normalmente apontados como tendo um deslocamento de 5,000t a 6,000t embora sem indicações adicionais.
As dimensões do Ivan Gren apontam para um navio com uma dimensão 20% superior ao LST da classe Ropucha. 7,5m mais longo, 1,5m mais largo, mas com um calado ligeiramente inferior. Por estas razões aparecem como mais provaveis as referências em alguma imprensa russa a um deslocamento máximo ligeiramente inferior a 5,500t de deslocamento máximo. Estes valores não estão no entanto confirmado e são apenas estimativas.
Informação genérica:


   
---