Navios deste tipo:

Luhu (Type 052)
Contra torpedeiro
Luyang II (Type 052C)
Contra torpedeiro de defesa aérea
Type 052D
Contra torpedeiro de defesa aérea

Listar navios do tipo
Contra torpedeiro


China popular
Contra torpedeiro classe
Luhu (Type 052)
(tipo Type-052)
Type-052

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 4200 Ton
Deslocamento máx. : 4800 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 142.6 M - Largura: 15.3M
Calado: 3 M.
1 x Motor a Diesel MTU 12V 1163TB83 (8720cv/hp)
2 x Turbina a Gás General Electric LM2500 (55000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 260 Autonomia: 7200Km a 15 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 31 nós

Canhões / armamento principal
2 x Chinese State Factories 100mm L/56 ENG-2 / Type-79 (Calibre: 100mm/Alcance: 23Km)
8 x Chinese State Factories 37mm L/67 (C) Type-76 (Calibre: 37mm/Alcance: 0Km)

Misseis
Sistema de lançamento N/DC-803 / YJ-83 «CSS-C-8 Saccade»16 x Chinese State Factories C-803 / YJ-83 «CSS-C-8 Saccade» (Anti-navio)
Sistema de lançamento Crotale naval / HQ-7HQ-7 / CSA-N-48 x Chinese State Factories HQ-7 / CSA-N-4 (Defesa Anti-Aérea)


Forum de discussão

Parte do tipo de navios genericamente conhecidos como tipo 52, os dois contratorpedeiros da classe Luhu são os primeiros navios do tipo que se transformou na série de navios de defesa aérea por excelência na marinha do exército popular de libertação chinês.

Os dois navios foram encomendados em 1985, mas o seu lançamento sofreu vários atrasos provocados por questões políticas e por questões técnicas.

Eles foram os primeiros navios chineses que obedeceram a principios de construção modernos e representaram um corte geral com os anteriores contratorpedeiros da classa Luda desenhados na década de 1960.

Inicialmente tinha sido prevista a instalação de turbinas General Electric nos dois navios, mas apenas um deles recebeu aqueles equipamentos. A China optou após os acontecimentos na Praça da Paz Celestial por adquirir sistemas de origens diversas para ultrapassar o problema dos embargos ocidentais.

Por essa razão, os dois navios têm sistemas motrizes diferentes e apresentam outras importantes diferenças entre si, nomeadamente ao nível da autonomia, electrónica e armamentos instalados.

Tendo sido desenhada a pensar em equipamentos ocidentais, e com os problemas que surgiram a partir de 1989, a China terá optado por seguir outros caminhos quanto ao desenvolvimento de navios deste tipo, o que explica que outros navios também classificados como tipo-052 sejam tão diferentes dos primeiros.

Primeiro navio de defesa aérea chinês

A principal característica destes navios, e que os distingue de navios anteriores, foi a inclusão do sistema de defesa anti-aérea HQ-7, um derivado chinês do sistema Crotale da França.

Deficiências

As autoridades chinesas autorizaram já depois do ano 2000, a visita a bordo destes navios de analistas estrangeiros. Das visitas efectuadas e dos relatórios que foram feitos sobre a capacidade dos navios, destaca-se a confirmação de que os navios aparentam ser essencialmente plataformas de teste e demonstração de tecnologia, para permitir a sua utilização em novas classes de navios.

Esta teoria acabou sendo confirmada quando os chineses lançaram novas séries de navios, também designadas como Type-052.


Informação genérica:
Os navios do tipo 052, são contra-torpedeiros chineses e os primeiros navios daquele país com capacidade efetiva de defesa aérea.

Como ocorre com outras classes de navios, a China parece estar a desenvolver rapidamente as suas capacidades de construção naval, optando por produzir pequenas séries de navios, que embora idênticos têm entre si diferenças dignificativas.

Os contra-torpedeiros do tipo 052 dividem-se em quatro tipos.

Type-052A - Os primeiros navios do tipo, lançados nos anos 80 e cujo desenvolvimento foi muito atrasado, entrando ao serviço em 1994. Estes navios são diferentes entre si, nomeadamente no que respeita ao sistema de propulsão.

Type-052B - Entrou ao serviço em 2004, equipada com mísseis SA-N-12.

Type-052C - A primeira classe deste tipo a possuir radares planos do tipo Phased Array e aquela que parece ter reunido consenso entre as autoridades militares chinesas que aprovaram a construção de oito unidades.

Type-052D - Ainda em estudo e desenvolvimento esta será provavelmente a quarta série deste tipo de navio. Ele é baseado no anterior 052C, com o mesmo tipo de sensores, e caracteriza-se por um sistema de lançamento vertical de mísseis de concepção chinesa,


   
---