Navios deste tipo:

Luhu (Type 052)
Contra torpedeiro
Luyang II (Type 052C)
Contra torpedeiro de defesa aérea
Type 052D
Contra torpedeiro de defesa aérea

Listar navios do tipo
Contra torpedeiro de defesa aérea


China popular
Contra torpedeiro de defesa aérea classe
Type 052D
(tipo Type-052)
Type-052

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 7000 Ton
Deslocamento máx. : 7500 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 160 M - Largura: 18M
Calado: 6 M.
Tripulação / Guarnição: 0 Autonomia: 0Km a 0 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 30 nós

Canhões / armamento principal
1 x Chinese State Factories 130mm PJ-38 130 (Calibre: 130mm/Alcance: 23Km)


Forum de discussão

Com o primeiro navio oficialmente em construção em 2012, a série conhecida como Type 052D, deverá ser a última desta série de navios deste tipo e deverá segundo os analistas anteceder o esperado novo contra-torpedeiro Type 055.

Derivado direto do modelo anterior Type-052C esta nova classe incorpora os mais recentes sistemas de armas desenvolvidos pelos chineses, bem assim como o mais recente tipo de radar 3D.

Além de novos sistemas electrónicos, os navios da classe 052D caracterizam-se por possuir uma peça de artilharia de 130mm (equivalente às peças de 127mm dos contra-torpedeiros norte-americanos) e o que aparenta ser uma nova versão de um radar plano tridimensional.

O numero de alveolos do sistema de lançamento de mísseis aparenta passar de 48 para 64, sendo substituidos os lançadores do tipo revolver de concepção soviética por novos sistemas individuais inspirados nos sistemas ocidentais como o Sylver europeu ou o Mk.41 norte-americano.

AEGIS chinês ?

Embora estes navios disponham de radares planos com capacidade superior aos antigos sistemas, a integração de dados dos vários sensores e a sua interligação nada tem a ver com o que é integrado nos navios norte-americanos, nomeadamente nos contra-torpedeiros do tipo Arleigh Burke.

O termo AEGIS é utilizado para designar todo um sistema de sensores, armas e software que conseguem agir em conjunto. A maioria dos analistas militares é muito céptico relativamente à possibilidade de os chineses terem desenvolvido algum sistema com capacidades minimamente parecidas com as do sistema norte-americano.


JSIDLS

A designação chinesa para o novo sistema de gestão de dados de combate e interligação de dados é «Joint Service Integrated Data Link System», que deverá ser grosso modo equivalente ao sistema Link-16.


Informação genérica:
Os navios do tipo 052, são contra-torpedeiros chineses e os primeiros navios daquele país com capacidade efetiva de defesa aérea.

Como ocorre com outras classes de navios, a China parece estar a desenvolver rapidamente as suas capacidades de construção naval, optando por produzir pequenas séries de navios, que embora idênticos têm entre si diferenças dignificativas.

Os contra-torpedeiros do tipo 052 dividem-se em quatro tipos.

Type-052A - Os primeiros navios do tipo, lançados nos anos 80 e cujo desenvolvimento foi muito atrasado, entrando ao serviço em 1994. Estes navios são diferentes entre si, nomeadamente no que respeita ao sistema de propulsão.

Type-052B - Entrou ao serviço em 2004, equipada com mísseis SA-N-12.

Type-052C - A primeira classe deste tipo a possuir radares planos do tipo Phased Array e aquela que parece ter reunido consenso entre as autoridades militares chinesas que aprovaram a construção de oito unidades.

Type-052D - Ainda em estudo e desenvolvimento esta será provavelmente a quarta série deste tipo de navio. Ele é baseado no anterior 052C, com o mesmo tipo de sensores, e caracteriza-se por um sistema de lançamento vertical de mísseis de concepção chinesa,


   
---