Navios deste tipo:

South Carolina (1906)
Couraçado «tipo Dreadnought»
Delaware
Couraçado «tipo Dreadnought»
Utah (1908)
Couraçado «tipo Dreadnought»
Wyoming
Couraçado «tipo Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «tipo Dreadnought»


Estados Unidos da América
Couraçado «tipo Dreadnought» classe
South Carolina (1906)
(tipo Dreadnoughts americanos)
Dreadnoughts americanos

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 16000 Ton
Deslocamento máx. : 17617 Ton.
Tipo de propulsão: Máquinas a vapor
Comprimento: 138 M - Largura: 24.5M
Calado: 7.5 M.
12 x Caldeiras (carvão) Babcock & Wilcox ()
2 x Máquinas a vapor trip.exp (16500cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 0 Autonomia: 9000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 18.5 nós

Canhões / armamento principal
8 x US Naval Gun Factory 305mm/45 Mk V/VI M1903 (USA) (Calibre: 305mm/Alcance: 18.2Km)


Forum de discussão

Os dois navios couraçados da classe South Carolina, são os primeiros grandes navios mono-calibre [1] da marinha dos Estados Unidos, aparecendo por isso como a resposta norte-americana ao aparecimento do HMS Dreadnought da Royal Navy.
No entanto e ao contrário do que se poderia esperar, os dois South Carolina foram na realidade desenhados antes do HMS Dreadnought britânico, ainda que a sua construção seja posterior.

Os navios estavam limitados por uma determinação do congresso dos Estados Unidos que proibia a construção de navios com mais de 16.000t de deslocamento standard e a sua velocidade máxima de 18 nós - standard da marinha norte americana - tornava-os bastante mais lentos que os seus equivalentes europeus.

Com as limitações conhecidas, com os South Carolina os estaleiros americanos optaram por desenvolver uma versão melhorada dos anteriores pre-Dreadnoughts de grandes dimensões da classe Connecticut, por se terem apercebido rapidamente de que o conceito de multiplos canhões apresentava mais problemas que soluções.

Na prática os South Carolina são muito mais uma derivação dos Connecticut, com a eliminação das torres dos bordos, que estavam limitadas no seu arco de fogo, podendo disparar apenas para um dos lados.
Deste ponto de vista, os South Carolina inovaram ainda mais que os Dreadnought por terem instalado a sua bataria principal em linha, permitindo disparar todos os oito canhões de 305mm.

Por isso, e embora tivesse apenas oito canhões contra dez do Dreadnought, o South Carolina podia disparar todas as suas peças principais, enquanto o Dreadnought só podia disparar com oito, por possuir duas torres laterais instaladas cada uma num dos bordos do navio.

Em termos de tamanho os dois South Carolina têm dimensões e deslocamento idêntico aos anteriores grandes pre-Dreadnought do tipo Connecticut e são bastante menos longos que os Dreadnought britânicos.

Conforme se começou a experimentar na primeira década do século XX, os South Carolina estavam equipados com uma poderosa bataria principal de oito canhões de 305mm, e contavam com nada mais nada menos que 22 peças de 76mm (3 polegadas) que deveriam ser utilizadas para disparar contra os contra-torpedeiros, que eram na altura vistos como a principal ameaça aos couraçados.

Durante a sua vida operacional, os navios foram sendo modificados sendo adaptadas peças de 127mm (5 polegadas).


[1] - Grandes couraçados com uma bateria principal de grandes canhões e apenas algumas peças de artilharia secundária para disparar contra torpedeiros.
Informação genérica:
Tal como as principais potências navais do inicio do século XX os Estados Unidos também lançaram vários navios couraçados com armamento principal de canhões de grande calibre (305mm).

No total os Estados Unidos lançaram oito couraçados tipo Dreadnought, divididos em quatro distintas classes.

South Carolina
Os dois primeiros navios são os South Carolina, que são na pratica derivações de grandes pré-Dreadnought.

Delaware
Seguiram-se os dois Delaware, maiores mais blindados e mais rápidos, com capacidades pela primeira vez equivalentes às do Dreadnought britânico.

Utah
Os dois Utah, são idênticos aos Delaware, mas possuem quatro eixos e uma bataria secundaria ligeiramente mais poderosa.

Wyoming
Os últimos navios deste tipo com armamento de 305mm já foram construidos tendo em consideração a possibilidade de o armamento standard dos grandes couraçados vir a ser aumentado.
Desta forma os Wyoming são os últimos enquanto que os New York, serão muito parecidos, mas já equipados com canhões de 356mm (14 polegadas).


   
---