Navios deste tipo:

South Carolina (1906)
Couraçado «tipo Dreadnought»
Delaware
Couraçado «tipo Dreadnought»
Utah (1908)
Couraçado «tipo Dreadnought»
Wyoming
Couraçado «tipo Dreadnought»

Listar navios do tipo
Couraçado «tipo Dreadnought»


Estados Unidos da América
Couraçado «tipo Dreadnought» classe
Utah (1908)
(tipo Dreadnoughts americanos)
Dreadnoughts americanos

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 21825 Ton
Deslocamento máx. : 23033 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a vapor
Comprimento: 159 M - Largura: 26.9M
Calado: 8.6 M.
12 x Caldeiras (carvão) babcock & Wilcox (0)
4 x Turbina a vapor Parsons (28000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 1320 Autonomia: 10000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 20.75 nós

Canhões / armamento principal
10 x US Naval Gun Factory 305mm/45 Mk V/VI M1903 (USA) (Calibre: 305mm/Alcance: 18.2Km)
16 x US Naval Gun Factory 127mm L/51 US Mk VII / XV (Calibre: 127mm/Alcance: 18.42Km)


Forum de discussão

Os dois couraçados da classe Utah, encomendados em 1908, também são referidos como classe «Florida». O couraçado Florida foi lançado primeiro, mas o primeiro dos dois navios a ser completado foi o Utah, pelo que se classificam esses navios com o nome da primeira unidade entregue.


Eles eram em tudo parecidos com os anteriores navios da classe Delaware, mas com uma diferença significativa debaixo de água, já que os dois Utah possuiam quatro eixos em vez de dois.

O armamento de dez peças de 305mm (12 polegadas) e 45 calibres era também equivalente ao armamento dos Delaware, mas a bataria secundária tinha 16 peças de 127mm (5 polegadas) em vez de 14.

Ainda antes da entrada dos Estados Unidos na I guerra mundial o Utah participou do grupo de navios que foram enviados a Veracruz no Mexico, durante a grave crise diplomática entre os dois países em 1914, que levou ao desembarque de tropas norte-americanas em território mexicano.

Já durante a guerra, o Florida juntou-se como reforço da «Grand Fleet» britânica, que mantinha o bloqueio do mar do norte enquanto que o Utah ficou numa posição secundária na Irlanda. Com o fim da guerra, os navios, que eram relativamente modernos continuaram ao serviço.

O Utah, chegou a ser oferecido ao governo de Portugal, pais onde na altura havia pressões por parte de oficiais da marinha para que o país adquirisse navios couraçados.
Por causa dessa possibilidade o Utah chegou a visitar o porto de Lisboa em Agosto de 1921. As negociações no entanto não resultaram em nada, já que o governo português não tinha meios financeiros para adquirir os navios.

Eles continuaram ao serviço da marinha dos Estados Unidos, apesar das limitações impostas pelo tratado de Washington.



Entre 1926 e 1927 os dois navios foram submetidos a uma modernização (foto acima), que resultou na remoção de um dos mastros. A modificação mais importante foi a substituição das caldeiras a carvão por caldeiras a oleo.
No entanto, com as novas limitações do tratado de Londres em 1930 os dois navios foram retirados de serviço.

O Florida foi desmantelado e o Utah foi convertido em navio de treino e mesmo navio-alvo, radiocontrolado. Posteriormente foi transformado em navio depósito, situação em que se encontrava em 1941 quando os japoneses atacaram Pearl Harbour.

Mesmo assim o navio foi fortemente atacado pelos japoneses e afundou em águas rasas, tendo morrido 64, de uma guarnição total de 525 homens que se encontravam a bordo.
O Utah foi reerguido, mas por não ter qualquer valor militar não foi sujeito a qualquer recuperação.
O seu casco encontra-se ainda hoje semi-afundado na ilha Ford em Honolulu, onde foi declarado tumulo de guerra.


Informação genérica:
Tal como as principais potências navais do inicio do século XX os Estados Unidos também lançaram vários navios couraçados com armamento principal de canhões de grande calibre (305mm).

No total os Estados Unidos lançaram oito couraçados tipo Dreadnought, divididos em quatro distintas classes.

South Carolina
Os dois primeiros navios são os South Carolina, que são na pratica derivações de grandes pré-Dreadnought.

Delaware
Seguiram-se os dois Delaware, maiores mais blindados e mais rápidos, com capacidades pela primeira vez equivalentes às do Dreadnought britânico.

Utah
Os dois Utah, são idênticos aos Delaware, mas possuem quatro eixos e uma bataria secundaria ligeiramente mais poderosa.

Wyoming
Os últimos navios deste tipo com armamento de 305mm já foram construidos tendo em consideração a possibilidade de o armamento standard dos grandes couraçados vir a ser aumentado.
Desta forma os Wyoming são os últimos enquanto que os New York, serão muito parecidos, mas já equipados com canhões de 356mm (14 polegadas).


   
---