Navios deste tipo:

Fuchi / Type 903
Navio reabastecedor ligeiro

Listar navios do tipo
Navio reabastecedor ligeiro


China popular
Navio reabastecedor ligeiro classe
Fuchi / Type 903
(tipo Type 903 / Fuchi)
Type 903 / Fuchi

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 11300 Ton
Deslocamento máx. : 23000 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 178.5 M - Largura: 24.8M
Calado: 8.7 M.
2 x Motor a Diesel SEMT Pielstick (24000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 130 Autonomia: 18000Km a 14 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 19 nós


Forum de discussão

O desenvolvimento da marinha chinesa, levou este país a aumentar o número de navios de reabastecimento disponíveis.

Desenvolvido com base no projeto de num navio de transporte de combustível construido para a Tailandia em 1996, este é o mais moderno e maior dos navios de reabastecimento construidos na China.

Com capacidade para transportar 10500t de combustível, 250t de água e 680t de munições e víveres de vários géneros, estes navios permitem à marinha chinesa enviar navios a longas distâncias, em missões que até ao virar do século a marinha chinesa não desempenhava.

O envio de navios de guerra para proteger a navegação na costa africana, levou a China, que já tinha adquirido dois navios, a encomendar mais dois.

A China possui apenas um navio de dimensões maiores, adquirido em segunda mão à Ucrânia.

Existem rumores sobre a possibilidade de unidades adicionais virem a ser encomendadas pela marinha do exército popular de libertação.


Informação genérica:
Desenvolvido na década de 1990, este tipo de navio começou por ser um casco civil, adequado para o transporte de combustível.
Posteriormente a marinha do exército popular de libertação, encomendou um lote de dois navios por volta de 2002.

Em 2006 e com base no mesmo casco, foi entregue o Fuxhianhu (nº de casco 888), que ao contrario dos anteriores dois, foi concebido para servir de navio de reabastecimento mas para operações em terra (não está equipado para reabastecer navios no mar).

Já na segunda década do século XXI a marinha chinesa encomendou um segundo lote de navios do tipo Fuchi, elevando o total para quatro.

Na imagem abaixo o Fu hsian hu, um navio derivado do modelo original, mas que não tem capacidade para reabastecer navios em alto mar. Este tipo de navio foi pensado para reabastecer as ilhas do mar do sul da China, presentemente ocupadas.


   
---