Listar navios do tipo
Contra torpedeiro


Estados Unidos da América
Contra torpedeiro classe
Zumwalt

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 12000 Ton
Deslocamento máx. : 14798 Ton.
Tipo de propulsão: Turbina a Gás
Comprimento: 180 M - Largura: 24.6M
Calado: 8.4 M.
2 x Turbina a Gás Rolls Royce Trent mk.30 (105000cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 142 Autonomia: 10000Km a 16 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 30 nós

Canhões / armamento principal
2 x BAE Systems - Naval ships 155mm L/62 AGS (Calibre: 155mm/Alcance: 180Km)


Forum de discussão

Com um aspecto completamente distinto do de qualquer navio da actualidade, o contra-torpedeiro Zumwalt destaca-se não apenas pelas suas linhas completamente diferentes, mas também pelo preço estratosférico que custou cada uma das primeiras três unidades.

Concebida como uma classe de navios que deveriam constituir uma nova série de contra-torpedeiros destinada a substituir as fragatas da classe Perry e os contra-torpedeiros Spruance, eles foram inicialmente designados como DD21 e um total de 32 navios chegaram a estar projetados.
O custo do programa de desenvolvimento foi estimado em 9600 milhões de dólares americanos [1].

O primeiro navio começou a ser construido em 2008, tendo o primeiro bloco sido terminado em 2011. O navio foi finalmente colocado na água no final de Outubro de 2013

Navio «Stealth»
A característica mais distintiva do navio são as suas linhas destinadas a reduzir drásticamente a assinatura radar. Ao contrário do que muitas vezes se afirma, o navio não é invisível, apenas tem uma dimensão nos radares de potênciais inimigos que faz com que o navio apareça como um simples navio de pesca de 500t, ainda que os Zumwalt seja 40% maior que um contra-torpedeiro da classe Arleigh Burke.

Armamento
O principal armamento do Zumwalt são os seus 20 lançadores verticais Mk.57, cada um deles com quatro células, permitindo o lançamento de 80 misseis. Ao contrário de outros navios, que podem perder a sua capacidade de ataque se forem atingidos na área onde estão os mísseis, no Zumwalt, que tem os lançadores espalhados por várias áreas isso não pode suceder.
O sistema pode utilizar mísseis Tomahawk, SM3 e ESSM.

Igualmente distintos de outros sistemas são as duas peças de artilharia de 155mm que o Zumwalt transporta à proa.
Trata-se de peças com capacidade para utilizar vários tipos de munição, de entre as quais se destacam os projecteis


[1] - O custo de cada navio desta classe está estimado em 3450 milhões de dolares por cada unidade. Quando se soma a este valor o custo de desenvolvimento tecnológico, o programa total atinge um custo de 21.000 milhões de dolares. Desta torma o preço real do programa passa para cerca de 7000 milhões de dolares por cada navio.
Informação genérica:


   
---