Navios deste tipo:

Piloto Pardo
Patrulha oceanico
20 de Julio
Patrulha oceanico

Listar navios do tipo
Patrulha oceanico


Chile
Patrulha oceanico classe
Piloto Pardo
(tipo OPV-80 / 90)
OPV-80 / 90

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1750 Ton
Deslocamento máx. : 1850 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 80.6 M - Largura: 13M
Calado: 3.8 M.
2 x Motor a Diesel Wartsila 12V26 (11094cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 34 Autonomia: 14400Km a 10 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 22 nós

Canhões / armamento principal
1 x Bofors / BAE Systems 40mm /L70 Mod.1958 (1 x) (Calibre: 40mm/Alcance: 12Km)

Radares
- Sperry-Marine Bridgemaster / Type 1008 (Navegação - Al.med: 38Km)


Forum de discussão

Derivada dos patrulhas desenhados pela empresa alemã FASSMER, os navios da classe Piloto Pardo foram adaptados para obedecer a especificações da marinha do Chile, com a sua costa de milhares de quilometros que se estende desde regiões sub equatoriais até ao extremo sul do continente.

Os navios chilenos foram os primeiros do tipo a ser encomendados. O projeto deu preferência a uma motorização mais poderosa e os navios são ligeiramente mais rápidos que os seus congéneres da marinha da Colombia

O terceiro navio da classe, Comandante marinero Fuentealba tem características similares aos outros navios, mas está equipado com uma peça de 76mm, que lhe dá bastante maior capacidade militar que as peças de 40mm que equipam os outros navios do tipo.


Informação genérica:
Concebidos pela empresa alemã FASSMER GmbH, os navios to tipo OPV-80 fazem parte da gama de navios de patrulha daquela empresa alemã.

Como é comum neste tipo de projetos, a configuração base pode ser modificada confirme pedido do cliente e a construção pode ser efetuada em estaleiros do país comprador.
Além da versão base do OPV-80, existe uma versão modificada especificamente para operação como navio hostpital, mas nenhum país demonstrou interesse até ao momento nessa versão.

Os OPV-80 foram adquiridos pelas marinhas do Chile e da Colômbia. A marinha da Argentina demonstrou interesse na aquisição mas esse interesse aparenta ter-se desvanecido.

A FASSMER lançou entretanto uma versão aumentada do OPV-80 designada OPV-90. Com maiores dimensões esta nova versão tem capacidade para transportar até 100 pessoas em caso de necessidade, tornando-e o meio ideal para proceder a operações de evacuação.


   
---