Navios deste tipo:

Piloto Pardo
Patrulha oceanico
20 de Julio
Patrulha oceanico

Listar navios do tipo
Patrulha oceanico


Colombia
Patrulha oceanico classe
20 de Julio
(tipo OPV-80 / 90)
OPV-80 / 90

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1723 Ton
Deslocamento máx. : 1900 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 80.6 M - Largura: 13M
Calado: 3.77 M.
2 x Motor a Diesel Wartsila 6L26 (5548cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 64 Autonomia: 18000Km a 12 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 18 nós

Canhões / armamento principal
1 x Bofors / BAE Systems 40mm /L70 Mod.1958 (1 x) (Calibre: 40mm/Alcance: 12Km)
2 x Rheinmetal Defense 20mm Oerlikon/BMARC GAM-BO1 (Calibre: 20mm/Alcance: 2Km)


Forum de discussão

Os patrulhas de classe 20 de Julio são a versão colombiana dos patrulhas desenvolvidos pela alemã FASSMER.

O modelo colombiano foi adaptado para responder às exigências da marinha colombiana, tendo em consideração as necessidades na região das Caraíbas.

Os navios foram encomendados pela marinha da Colombia e destinaram-se a aumentar a capacidade da marinha daquele país para combater o tráfico de droga em alto mar, caso seja necessário.

No entanto, ao contrário dos seus equivalentes chilenos os navios colombianos estão equipados com motores menos potentes e mais económicos. A razão prende-se com as distâncias menores que os navios colombianos precisam percorrer.

O segundo navio da classe está equipado com uma torre dupla armada com duas peças de 40mm.

O segundo navio foi entregue em 18 de Março de 2014 e o custo médio de cada OPV está estimado em 65 milhões de dolares americanos.


Informação genérica:
Concebidos pela empresa alemã FASSMER GmbH, os navios to tipo OPV-80 fazem parte da gama de navios de patrulha daquela empresa alemã.

Como é comum neste tipo de projetos, a configuração base pode ser modificada confirme pedido do cliente e a construção pode ser efetuada em estaleiros do país comprador.
Além da versão base do OPV-80, existe uma versão modificada especificamente para operação como navio hostpital, mas nenhum país demonstrou interesse até ao momento nessa versão.

Os OPV-80 foram adquiridos pelas marinhas do Chile e da Colômbia. A marinha da Argentina demonstrou interesse na aquisição mas esse interesse aparenta ter-se desvanecido.

A FASSMER lançou entretanto uma versão aumentada do OPV-80 designada OPV-90. Com maiores dimensões esta nova versão tem capacidade para transportar até 100 pessoas em caso de necessidade, tornando-e o meio ideal para proceder a operações de evacuação.


   
---