Listar navios do tipo
Patrulha oceanico


Dinamarca
Patrulha oceanico classe
Knud Rasmussen

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 1720 Ton
Deslocamento máx. : 2050 Ton.
Tipo de propulsão: Motor a Diesel
Comprimento: 71.8 M - Largura: 14.6M
Calado: 4.9 M.
2 x Motor a Diesel MAN B&W ALPHA 8L27/38 (7241cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 18 Autonomia: 5600Km a 15 nós - Nr. Eixos: 1 - Velocidade Máxima: 17 nós

Canhões / armamento principal
1 x Oto-Melara 76mm Super Rapid / Compact (Calibre: 76mm/Alcance: 16Km)

Misseis
Sistema de lançamento Mk.29ESSM - RIM-162A4 x Raytheon Systems ESSM - RIM-162A (Defesa Anti-Aérea)

Radares
- TERMA Scanter (Navegação - Al.med: 0Km)


Forum de discussão

Os três patrulhas da classe Knud Rasmussen são os primeiros patrulhas oceânicos da marinha da Dinamarca e destinam-se a substituir essencialmente pequenos quebra-gelos que eram utilizados para patrulhar as águas da Gronelandia.

Além de funções de patrulha, estes navios estão também armados com sistemas de armas que normalmente não se encontram em navios de policiamento, mas sim em navios de guerra.

Assim, os navios além de estarem equipados com uma peça de artilharia de tiro rápido de 76mm e com duas metralhadoras de 12.7mm, transportam também lançadores para mísseis anti-aéreos RIM-162 ESSM e torpedos antisubmarinos MU90.

Naturalmente que para esta função, os navios estão equipados com sistemas de aquisição de alvos mais sofisticados que o normalm a saber o radar Terma Sacanter 4100, além de radares de navegação e sistemas optronicos de seguimento de alvos.

Com um deslocamento carregado de 2050t, os navios de patrulha estão no entanto equipados com um sistema motriz relativamente modesto e ao mesmo tempo pouco volumoso, que permite atingir os 17 nós.

Os navios atuam essencialmente nas águas do mar do norte e da Gronelandia, e por isso possuem um casco reforçado para prevenir embates contra formações de gelo.

É igualmente transportado um helicóptero no hangar, o que permite aumentar as capacidades do navio no que respeita a pesquisa, busca e salvamento, especialmente em áreas extremamente remotas, onde não há infraestruturas aeroportuarias.





Sistema STANFLEX
Os navios foram construidos com o objetivo de permitir a sua compatibilidade com o sistema de módulos Stanflex, podendo ser transportados dois modulos. Este sistema permite configurar rapidamente o navio para as missões que lhe forem atribuidas, garantindo assim o mais alto nivel de operacionalidade possível.

Notas:
Embora seja uma construção dos estaleiros Karstensens, o casco do navio foi construido na Polónia, nos estaleiros de Gdansk.
Informação genérica:


   
---