Navios deste tipo:

Scharnhorst (1906)
Cruzador blindado
Blucher
Cruzador blindado

Listar navios do tipo
Cruzador blindado

Acontecimentos relacionados
Batalha de Coronel
Batalha das Falkland



Império Alemão
Cruzador blindado classe
Scharnhorst (1906)
(tipo Scharnhorst / Blucher)
Scharnhorst / Blucher

Dados principais Motores
Deslocamento standard: 10800 Ton
Deslocamento máx. : 12781 Ton.
Tipo de propulsão: Máquinas a vapor
Comprimento: 144.6 M - Largura: 21.6M
Calado: 8.4 M.
18 x Caldeiras (carvão) Schulz Thornycroft ()
3 x Máquinas a vapor Tripla expansão (27700cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 764 Autonomia: 12000Km a 10 nós - Nr. Eixos: 3 - Velocidade Máxima: 22.7 nós

Canhões / armamento principal
8 x Krupp 210mm SK-L/40 Mod.1890 (Calibre: 210mm/Alcance: 12Km)


Forum de discussão

Os dois cruzadores blindados do tipo Scharnhorst, são famosos pela sua participação em duas batalhas, a primeira das quais resultou em vitória e a segunda em derrota.

Trata-se dos últimos cruzadores blindados da marinha alemã, construidos antes do aparecimento dos novos couraçados do tipo Dreadnought e do seu correspondente rápido, o cruzador de batalha.

Os confrontos em que os dois cruzadores alemães desta classe se viram envolvidos, e o facto de terem sido afundados por cruzadores de batalha britânicos, levaram a que se sobrevalorizasse o poder, a capacidade e a utilidade dos rápidos cruzadores de batalha, o que viria a ter funestas consequências no futuro.

Os dois navios da classe estavam equipados com oito canhões de 210mm. Quatro deles em duas torres duplas (uma à proa e outra à ré) a que se juntavam mais quatro torres simples, duas de cada lado dos costados.

Os navios foram ultrapassados pelos rapidos desenvolvimentos da primeira década do século e embora os seus canhões de 210mm fossem relativamente poderosos, a blindagem dos navios não era considerada adequada.

Por causa desta deficiência os navios foram enviados para a costa da China, para a colónia alemã de Tsingtao, onde fizeram parte do esquadrão do extremo oriente.

Quando a 14 de Agosto de 1914 o Japão envia um ultimatum à Alemanha, para que esta país retirasse a sua esquadra de Tsingtao (China) a situação do esquadrão de navios alemães do pacífico ficou em causa.
A Alemanha não respondeu e a 23 de Agosto o Japão declarou-lhe guerra. A 2 de Setembro, após um desembarque japonês a cidade-porto de Tsingtao foi cercada pelos japoneses.
A marinha alemã não tinha como enfrentar a esquadra japonesa e a única opção era a evacuação dos navios, tentando chegar à Europa.

Os principais navios, não estavam em Tsingtao quando começou a guerra. Eles juntaram-se na ilha de Pagan, e sob o comando do almirante Graff Spee decidiram fazer-se ao mar, para tentar chegar à Europa, sabendo no entanto que as suas possibilidades eram mínimas.

Foi decidido atravessar o pacífico em direção à costa da América do Sul escapando à esquadra japonesa. Os navios entraram em combate na batalha de Coronel, onde infligiram uma clara derrota aos navios britânicos, mas acabaram por ser afundados na batalha das Falkland alguns poucas semanas depois.


Informação genérica:
Os cruzadores do tipo Scharnhorst, foram construidos com a rapidez em mente, e com um armamento que embora poderoso não estava ao nível do dos couraçados.
Por outro lado, a sua rapidez permitia escapar aos couraçados sempre que necessário.

Foram construidos dois navios da classe Scharnhorst, e posteriormente foi desenhado um derivado destes dois, que ficou conhecido como Blucher.

Estes navios foram concebidos e desenhados antes de a Grã Bretanha anunciar a construção dos seus cruzadores de batalha da classe Invincible.

Tornara-se assim óbvio que nem os dois Scharnhorst nem o Blucher poderiam competir com o design inglês, pois os britânicos tinham colocado canhões de couraçado (305mm) num navio que seria quando construido, tanto ou mais rápido que os navios alemães.

Os dois Scharnhorst foram enviados para o extremo oriente, enquanto que o Blucher, que tinha o mesmo tipo de armamento, (embora em maior numero) continuou na Europa.


   
---