1940-Junho - Queda da França

De 1914 até 1999

1940-Junho - Queda da França

Mensagempor admin1 » segunda nov 28, 2011 1:32 pm

Depois da operação de «guerra relâmpago» levada a cabo pelos alemães em 10 de Maio de 1940, em que estes abriram uma brecha nas linhas aliadas e cortaram em dois os exércitos franco-britânicos, estes últimos começaram a retirar as suas forças isoladas no norte de França a partir de 26 de Maio numa operação chamada «Dínamo». Durante essa operação foram removidos centenas de milhares de militares aliados de Dunkerke.

http://www.areamilitar.net/HistBCR.aspx?N=116
admin1
Site Admin
Site Admin
 
Mensagens: 511
Registado: sexta nov 25, 2011 4:44 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor maur » sábado Oct 19, 2013 6:52 pm

Pra falar a verdade, tudo bem que houve guerra relanpago , agora, eu nao sinto nem um pouco de pena dos franceses,,,eles mesmos foram culpados, ate mais, mereceram..pois enquanto a Polonia que foi atacada de repente e por dois lados Alemanha e Urss ..resistiu mais tempo que a Franca que teve muito mais tempo junto com inglaterra p se preparar...alem disso se tivessem comprido o acordo de ajuda mutua militar deveriam ter entrado na guerra em 39 quando a alemanha atacou, ao inves disso, bonbardearam a alemanha com panfletos, tomavam seus cafes em paris, ..o frances ia no teatro, comia seu sapo em restaurantes,cuidava da sua venda de negócios ia na festa, enquanto isso a Polonia sangrava com ataque da Alemanha...simplesmente a Franca junto com a Inglaterra trairam seu aliado Polonia...
Editado pela última vez por maur em terça ago 26, 2014 8:55 pm, num total de 3 vezes.
maur
Recruta
Recruta
 
Mensagens: 3
Registado: terça Oct 08, 2013 11:25 am
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor pt-papatango » segunda Oct 21, 2013 3:11 am

Na verdade a Polónia resistiu 17 dias, enquanto que a França resistiu desde 10 de Maio até 17 de Junho, altura em que os franceses que aceitaram render-se tomaram o poder.

Os alemães ganharam porque as táticas que utilizavam eram mais adequadas ao equipamento que tinham.
Além disso a França era uma democracia com grandes problemas internos de coesão.
Os generais não aceitavam de bom grado as ideias novas e principalmente os franceses não gostavam de rádios.

E foi o rádio, ou a utilização do rádio que deu vantagem aos alemães.
pt-papatango
Capitão
Capitão
 
Mensagens: 249
Registado: terça jan 24, 2012 4:42 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor mafets » segunda Oct 21, 2013 12:06 pm

Na verdade a guerra relâmpago relativamente à França não correu tão bem como os Alemães apregoaram. Após a Operação Dínamo, os franceses mesmo sem praticante aviação impuseram aos Nazis baixas que estes só viriam a ter nas 3 primeiras semanas da Operação Barbarosa. Dificilmente com o domínio aéreo os alemães deixariam de vencer mas a Paz entre Petain e Hitler veio não apenas resolver a questão da frota e das Colónias francesas (que se a Alemanha tivesse conquistado logo toda a França possivelmente ficariam do lado inglês) mas também permitir a Alemanha resolver uma intervenção que de repente se começou a complicar (http://www.areamilitar.net/HistBCR.aspx?N=116).
Imagem


Quanto ao inicio da guerra (em termos teóricos de facto começou em 1939 mas na frente ocidental não ouve movimentações terrestres até Maio de 1940) é sabido que a Alemanha não tinha praticante forças a ocidente (lutavam na Polónia) e que a linha Siegfreid (http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Siegfried) não tinha a capacidade da linha Maginot, pelo que podemos especular o que aconteceria se os aliados tivesse decidido atacar em vez de esperar que a guerra acabasse brevemente (como Franceses e Ingleses pensavam, embora se combatesse de forma diferente em outras áreas). Atenção porem que como já foi dito um dos problemas quer de ingleses mas sobretudo de franceses eram as tácticas completamente ultrapassadas (por exemplo os tanques franceses eram mais bem armados e com blindagem superior aos dos alemães), pelo que não é certo que mesmo contra uma linha defensiva os aliados vencessem (mesmo em 1944 tiveram alguns problemas e a linha estava bem mais fraca que em 1939).
Imagem


Saudações
Avatar do Utilizador
mafets
Major
Major
 
Mensagens: 415
Registado: sexta dez 09, 2011 3:51 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor maur » terça Oct 22, 2013 10:26 pm

Sinto muito mas esta enganado, a polonia resistiu de 1 de setembro ate 6 de outubro em Kock quando as ultimas unidades regulares se reenderam..e nao esqueca uma coisa: dia 17 entrou a URSS atacando a Polonia, entao ela lutou contra 2 potencias ao mesmo tempo...e a Franca so contra a alemanha...isso pra nao falar que a polonia continuou com tropas ate o fim da guerra no ocidente, pra nao dizer da resistencia polaca que foi a mais bem organizada da europa e infringiu duros golpes aos alemaes, enquanto isso a resistencia francesa foi uma piada, praticamente tiveram muito pouquissima atuaacao, melhor seria os franceses continuassem tomando conta de suas venda de negócios, tomando seus cafes em Paris, e dava no mesmo...
Editado pela última vez por maur em terça ago 26, 2014 8:56 pm, num total de 1 vez.
maur
Recruta
Recruta
 
Mensagens: 3
Registado: terça Oct 08, 2013 11:25 am
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor pt-papatango » sábado Oct 26, 2013 10:18 pm

A referência a datas tem a ver com as operações militares efectivas e consequentes quando ainda havia um minimo de coerência defensiva.
A Polónia, 15 dias depois da invasão já não lutava pela existência. Havia apenas polacos que lutavam separadamente pela sua própria pele.

A Polónia desguarneceu completamente as suas fronteiras com a Russia, para transferir para ocidente a esmagadora maioria dos seus efectivos. Os polacos perceberam a partir de Agosto, que ía haver guerra e que a guerra seria com a Alemanha.
Os russos foram vistos como um mal menor, mas ninguém sabia do pacto secreto entre Hitler e Estaline.

Se consideramos a resistência contínua, então teriamos que considerar que partes da França nunca se renderam nem foram ocupadas pelos alemães.

São realidades diferentes.
A ocidente a França e a Grã Bretanha poderiam ter detido os alemães, se um número de erros não tivessem sido cometidos e se os acasos da história não tivessem favorecido (como sempre favorecem) quem tem a iniciativa.

Cumprimentos
pt-papatango
Capitão
Capitão
 
Mensagens: 249
Registado: terça jan 24, 2012 4:42 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor pt-papatango » sábado nov 16, 2013 10:08 pm

Creio que neste quesito, falta no entanto acrescentar que ao contrário do que é normalmente aceite, a resistência polaca foi muito mais feroz que o que foi passado nos jornais de Londres e Paris, provavelmente para justificar o fato de britânicos e franceses não terem efetivamente ajudado a Polónia.

Também convinha aos franceses que a Polónia caísse tão depressa quanto possível, para que tão depressa quanto possível se acabasse com a farsa do ataque a partir da linha Maginot.

O que realmente derrotou os polacos, ou a machadada final, foi dada pela invasão russa, que retirou aos polacos a possibilidade de uma retirada estratégica para leste, mais longe dos ataques alemães.
pt-papatango
Capitão
Capitão
 
Mensagens: 249
Registado: terça jan 24, 2012 4:42 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor chal3oye » sexta jan 03, 2014 12:23 pm

altura em que os franceses que aceitaram render-se tomaram o poder.

Os alemães ganharam porque as táticas que utilizavam eram mais adequadas ao equipamento que tinham.
Além disso a França era uma democracia com grandes problemas internos de coesão.
Os generais não aceitavam de bom grado as ideias novas e principalmente os franceses não gostavam de rádios.
ciscoccna ciscoccna.us
Braindumps ccna braindumps
chal3oye
Civil
Civil
 
Mensagens: 1
Registado: terça dez 24, 2013 5:56 am
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor pt-papatango » sábado jan 04, 2014 11:37 am

É no entanto interessante analisar a questão das táticas alemãs que ao longo dos anos temos vindo a dissecar, como que se tratando de um grande plano organizado e metódico para implementar a guerra relampago.

Na realidade os alemães nunca desenvolveram nenhuma guerra relâmpago. O famoso livro de Heinz Guderian «Achtung Panzer» ou atenção, blindados, foi apenas mais um dos muitos que foram escritos na década de 1930 sobre a utilização de blindados. O (creio que) Coronel DeGaulle foi um dos autores de livros sobre o assunto.

Também os tanques que os alemães tinham eram uma massa desorganizada e heteroclita de carros de combate de diferentes tipos, a maioria deles já obsoletos em 1939.
Os alemães tiveram que utilizar tanques capturados ao exército da Checoslováquia para formar algumas divisões blindadas.

Hoje acredito que a evolução das forças alemãs em França, foi muito resultado da ineficiência francesa, mas também de uma coisa que costuma determinar o resultado dos conflitos bélicos: O mais puro acaso.

Cumprimentos
pt-papatango
Capitão
Capitão
 
Mensagens: 249
Registado: terça jan 24, 2012 4:42 pm
 

Re: 1940-Junho - Queda da França

Mensagempor swera » terça Oct 28, 2014 7:31 am

É difícil encontrar algo sobre o tema, normalmente o que encontro são livros que são "história oral" ou biografias de quem atuou contando a sua versão seja de que lado, nem apenas em Portugal, mas outros seguem o mesmo modelo de discussão histórica, se você quer entender as raízes do fenômeno fica sem uma analise que aglutina elementos pessoais dos envolvidos a estruturais do país referido.
swera
swera
Civil
Civil
 
Mensagens: 1
Registado: terça Oct 28, 2014 7:29 am
 
Próximo

Voltar para Século XX

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron