Area Militar temas de analise


História Militar

Últimos artigos de análise


Invasão de Goa


Operação Barbarossa


Rearmamento venezuelano


Os caças do FX-2


Navios de apoio logístico


Rearme brasileiro

P-38 A pistola do Reich (1)

De entre as armas alemãs desenhadas antes e durante a II Guerra Mundial, uma das que se destaca, é sem dúvida a Walther P-38.
Embora as forças armadas do III Reich tenham utilizado varios tipos de pistola, a P-38 foi considerada a melhor e foi tida como aquela que tecnicamente era mais perfeita.

A P-38 foi desenvolvida na segunda metade dos anos 30. Foi aprovada para utilização pela Wermacht em 1938, e daí o nome “Pistole-1938”. O calibre escolhido foi o 9mm (munição Parabellum)

Fabricante original: Carl Walter Waffenfabrik
Calibre: 9mm Parabellum
Comprimento: 215 mm
Peso: 0.85 a 0.96 Kg.
Velocidade do projectil: 351 m/segundo
Força de impacto: 53 Km/cm2
Nr. de munições: 8 + 1

Uma das principais caracteristicas da arma, foi o facto de até então nenhum dos principais exércitos europeus ter escolhido como arma ligeira, uma pistola baseada no mecanismo semi-automático de dupla acção.

A Luger utilizada na Primeira Grande Guerra - que na prática a P-38 vinha substituir - tinha frequentes problemas de funcionamento muito dependentes da qualidade da munição, e por isso a P-38 foi pensada para permitir a utilização de vários tipos de munições, mesmo munições de qualidade inferior. Por isso, o sistema de ejecção e recuo do cartucho permitia a utilização de munições com carga explosiva (pólvora) com uma qualidade até 20% inferior ao especificado. A facilidade na desmontagem e o seu reduzido peso de 0.96 Kg eram também razões da escolha.

O sistema de dupla acção, permitia que a arma fosse utilizada imediatamente, transportando uma munição na câmara e estando portanto disponível para utilização imediata. Este sistema revolucionário foi posteriormente introduzido noutras pistolas alemãs como a PPK (Pistole Polizei Kriminale). Para o primeiro disparo, a arma podia ser accionada pelo gatilho, que puxava o cão para trás, soltando-o, como acontece nos revolveres.

Igualmente de notar o desenho do punho, que é ainda hoje elogiado e o seu sistema de mira fixa.

continua na página 2


Título: P-38 a pistola do Reich (última actualização: 19.04.2006)
Autor: Humberto Reis
Referências: Re.Autor/Guia arm.guerra/out


- Página 1->As origens da P38 - Página 2->O vários fabricantes, numeros e características - Página 3->Os últimos modelos e fabricantes depois da guerra

MENU

1
As origens da P38
[Pag. 2]
O vários fabricantes, numeros e características
[Pag. 3]
Os últimos modelos e fabricantes depois da guerra