Moçambique
Sociedade / Política

Translation to English not responsability of areamilitar.net.
Service is supplied as is and correct interpretation is not guaranteed.

Armando Guebuza, deverá ser o próximo Presidente de Moçambique

por Pedro Brás
12.12.2004


Com as terceiras eleições presidenciais em Moçambique, parece, pelo menos em principio, consolidar-se a experiência democrática. As eleições, poucos dias depois de terem ocorrido, foram declaradas como legais e democráticas, pelo que é de supor que, os Moçambicanos escolheram livremente, o homem que será Presidente da República nos próximos quatro anos. No entanto, nem tudo o que luz é ouro. Se por um lado, Moçambique vai mais uma vez as urnas em democracia, não é menos verdade que, o grande vencedor das eleições será a abstenção. Prevê-se que menos de metade dos moçambicanos tenha de facto votado.

O país, tem passado por uma onda de desenvolvimento económico sem precedentes, e tem-se assistido ao aparecimento de uma classe dirigente e de uma classe empresarial moçambicana, resultado da liberalização económica que decorreu do abandono da via marxista.

Este parece ser neste momento o problema. Armando Guebuza, é um dos representantes, se não o maior representante do capitalismo emergente em Moçambique. Junto da população, quando o sistema capitalista e a economia de mercado se impõem apressadamente e sem regras, torna-se inevitável a dúvida sobre o enriquecimento fácil e demasiado rápido de alguns cidadãos, e o próximo presidente de Moçambique não deixa de ser uma das pessoas, cujo enriquecimento rápido virá provavelmente a levantar suspeitas. A democracia chegou a Moçambique. Com as vantagens da democracia, chegam também os seus males. Esperemos que os males não sejam demasiados, porque quando isso ocorre, a democracia, é a primeira vítima.

Este texto é da autoria de Pedro Brás e foi publicado em 12.12.2004.


Últimos artigos de opinião sobre este tema

Armando Guebuza, deverá ser o próximo Presidente de Moçambique

As opiniões expressas neste artigo reflectem posições e pontos de vista que não são necessariamente os do Areamilitar.net, podendo mesmo ser contrários. A exposição de todos os pontos de vista e opiniões sobre questões militares e de geopolitica ou geoestratégia, é defendida pelo Areamilitar.net, e este espaço é disponibilizado com esse objectivo. As opiniões serão escritas na língua portuguesa, bem assim como os comentários.
<u>Direito de resposta:</u>
É reconhecido o Direito de Resposta, nos termos da Lei, a qualquer entidade que o deseje utilizar, devendo para o efeito ser efectuado um contacto através da caixa de contactos na página principal. Devem ser indicadas as razões pela qual o requerente solicita o uso desse direito, devendo de seguida ser enviado o texto correspondente.